Yoga para crianças: Por que devem praticar e os seus benefícios

Uma abordagem mais integral relativamente às crianças em que se desenvolve a sua parte mental, emocional e espiritual, ajuda a encontrar o equilíbrio.

A sociedade de hoje é uma sociedade marcada pelo stress, pressão, ansiedade, violência, problemas de concentração, excesso de estímulos, hiperatividade, conflitos emocionais, entre outros, que se manifestam desde muito cedo nas crianças nos diferentes contextos (familiar e escolar). Estes fatores geram desequilíbrio e comprometem o crescimento harmonioso e saudável das crianças.

Uma abordagem mais integral relativamente às crianças em que se desenvolve a sua parte mental, emocional e espiritual, ajuda a este equilíbrio. A meditação, Mindfulness (Atenção Plena) surge como uma das ferramentas que potenciam um desenvolvimento mais consciente de si e dos outros nos diferentes contextos da vida. A criança aprende a desenvolver a capacidade de parar, sentir e observar e descobre um espaço entre a acção e reação onde encontra a possibilidade de escolha.

Esta capacidade pode ser resgatada tambémpelos adultos que vivem igualmente um cenário de stress e pressão social, daí a importância de desenvolver com eles momentos em que possam estar atentos a si, ao seu corpo, mente e emoções. Esta capacidade que se desperta ajuda-nos a estarmos mais presentes e conscientes no trabalho com as crianças.

MEDITAÇÃO PARA CRIANÇAS

O que é o Mindfulness ou Atenção Plena?

Baseada em práticas meditativas Budistas, a prática Mindfulness foi desenvolvida e adaptada por Jon Kabat-Zinn (Médico e Fundador da “Stress Reduction Clinic”, em Massachussets, 1977) de uma forma isenta e neutra relativamente à ligação a valores e conceitos religiosos e/ou espirituais, traduzindo-se em técnicas de focalização da atenção e estado de Presença. Prestar atenção de uma forma específica, com uma intenção, no momento presente, sem julgamento. Mindfulness é quando se sabe o que se está a fazer.

Porquê meditar? Que beneficios?

- Conhecer, aceitar e a gerir as suas emoções, promovendo a capacidade de autoregulação e autocontrolo, tornando-se crianças menos reativas;

- Viver no momento presente, libertando ansiedade, expectativa e consequente frustração;

- Reconhecer a necessidade de relaxar e como relaxar, conseguindo usufruir de momentos de relaxamento;

- Utilizar algumas técnicas de respiração com objetivos específicos, regulando assim os estados de cansaço, agitação, agressividade, apatia, etc;

- Aceitar e usufruir de momentos de silêncio, acalmando emoções e pensamentos;

- Treinam e desenvolvem a capacidade de concentração;

- Desenvolvem a sua sensibilidade, criatividade e autoestima;

- Desenvolvem formas de comunicar mais pacíficas, criativas e orientadas para a Harmonia;

- Desenvolvem o sentido da Gratidão;

- Desenvolvem a expressão da sua individualidade e autonomia emocional.

Objetivos/ Atividades

- Desenvolvimento da Consciência Corporal Práticas de Relaxamento Respiração Consciente Práticas de Mindfulness (Atenção Plena);

- Treino da Concentração;

- Prática do silêncio e Educação das Emoções;

- Inteligência Emocional e Auto-estima;

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