Viajar com crianças nunca é uma tarefa simples: pode ser a primeira viagem ou a terceira, a verdade é que é sempre preciso planear e preparar. Para evitar que a viagem se torne num desastre seguem as 10 dicas essenciais que vão ajudar a facilitar todo o processo:
1.Faça uma boa pesquisa do destino
Escolha bem o local para onde vai viajar com crianças, principalmente se é a primeira vez. O bebé precisa de visto ou vacinas? No local não há boa assistência médica? Dá para ir de carro ou é preciso ir de avião? Quantas horas de voo seriam? Todas estas questões são importantes antes de planear uma viagem.
- Faça um bom plano de viagens
Se for de avião tente marcar os voos por volta da hora de dormir. É verdade que os voos noturnos podem ser mais caros, mas irá facilitar que o seu filho vá a dormir a maior parte do tempo. Se houver um voo de ligação é importante perceber que há tempo suficiente para lá chegar. Já se sabe que com crianças tudo demora mais.
- Hotel ou casa?
Os hotéis têm as suas vantagens, tais como serviço e baby-sitting, refeições prontas, etc mas alugar uma casa de férias significa que se podes sentir em casa e preparar as refeições, o que pode ser mais prático se o seu filho tiver uma dieta especial.
- Não leve bagagem a mais
É importante planear bem a bagagem que com crianças pode ser sempre um pouco excessiva. Pense em algumas mudas de roupa mas por exemplo poupe nos casacos e nos sapatos. Faça escolhas inteligentes, ao escolher peças mais fáceis de lavar e secar e que não ocupem tanto espaço. Pense nos produtos de higiene, que pode pôr em embalagens mais pequenas, faça uma média de fraldas ou pense se faz mais sentido comprar no destino. E não se esqueça dos 2 ou 3 brinquedos preferidos. Esses convém levar consigo para o avião.
- Leve o mais importante consigo
É importante lembrar que no caso de viajar de avião o saco do bebé vai contar como a sua bagagem de mão, por isso confirme que tem tudo o que precisa: toalhitas; fraldas, chuchas e suplentes; fraldinhas; coisas para o bebé comer, principalmente na parte da descolagem e da aterragem para ajudar nas dores dos ouvidos, mudas de roupa e alguns brinquedos para o entreter a bordo.
Veja ainda: Acessórios que vão facilitar a vida dos pais
- Pense como vai transportar o bebé
Este é um dilema comum quando se vai de férias com crianças e não há uma resposta fácil. Depende muito do destino. Convém fazer algumas questões: as ruas vão ser pavimentadas e uniformes ou serão acidentadas e com buracos? Vai estar frio ou muito calor? Convém perceber o que será melhor para si e para a sua família e pensar se é melhor um carrinho, um pano estilo sling, um marsúpio ou algo que vos seja mais prático.
- Não perca os seus filhos de vista
Se está preocupado com perder os teus filhos de vista, pode escrever o seu nome e número de telefone nos braços deles ou numa pulseira. Dessa forma, se eles forem encontrados, pode ser contactado facilmente. Também pode investir num aparelho de monitorização por GPS, que se prende ao pulso ou mochila e tem uma aplicação onde pode seguir o seu filho.
8.Comida de bebé
Muitos aeroportos permitem que se passe na segurança com leite e comida de bebé em quantidades superiores a 100ml. É normal que abram os recipientes para verificar o conteúdo, e até que o obriguem a provar para garantir que não está contaminado, mas costuma ser um processo rápido. No entanto, cada aeroporto tem as suas normas de segurança e algumas são mais rígidas que outras por isso convém confirmar antes.
- Faça o check-in online
Economize o seu tempo fazendo o check-in online. Assim depois só tem de depositar as malas de porão e passar pela segurança. Normalmente com crianças acaba por ter sempre prioridade.
- Vá com tempo
Com crianças nunca se deve ir com o tempo contado, porque há sempre imprevistos. Saia de casa com muita antecedência para não começar a viagem logo em stress. E desfrute...
Saiba também: Regras básicas de segurança para as crianças
Comentários