Professores: em quem confiar o escurinho das inquietudes

Até que ponto os professores e os educadores são importantes no sucesso dos alunos?

A entrada no jardim-de-infância é uma etapa importante e desperta em todas as crianças a magia de aprender. Aprender novas brincadeiras, aprender o nome dos colegas, aprender a socializar, a partilhar, a imaginar, a aprender regras, limites e permissões. Conhecem novos amigos, adultos cuidadores, novos espaços, brincadeiras, aprendem a respeitar o outro, os mais velhos, os momentos de silêncio, de escuta, aprendem músicas e muitas coisas novas. É normal que as crianças gostem da escola, elas são por natureza curiosas e têm muito interesse em aprender.

 

A escolha da escola

A escolha do jardim-de-infância e da escola é uma preocupação presente na maioria dos pais. É uma escolha importante para a vida dos seus filhos, sobretudo do seu bem-estar, da sua alegria e do seu sucesso – escolha difícil e por vezes angustiante de quem tem de fazer uma escolha e fica na dúvida se terá sido realmente a melhor opção. Descansem! Se não for, rapidamente os vossos filhos vos darão essa indicação de forma bem entendível.

 

A escolha da escola ou jardim-de-infância coloca grandes desafios aos pais e ponderações que dificultam a sua escolha: proximidade do local de trabalho, instalações, atividades extracurriculares, segurança, recursos humanos, transporte... Um emaranhado de equações e muitas contas de cabeça!

 

Significativamente, serão as pessoas que darão mais sentido às escolhas. São elas que podem fazer de uma pedreira um castelo, ou transformar um palácio numa ruína. São os professores, educadores, auxiliares, porteiros, vigilantes que serão os mestres na obra educativa dos seus filhos. Dedique-lhes especial atenção.

Comentários