O seu filho anda de mota? Saiba como prevenir acidentes

A mota é muitas vezes o meio de transporte para a escola, onde a criança vai como pendura, ou é utilizada para passeios em família ao fim de semana. Saiba o que deve fazer para prevenir acidentes

Se costuma levar o seu filho para a escola como pendura na mota, há atitudes e comportamentos que podem evitar os acidentes.

- Roupa
A criança que anda de mota deve vestir roupas que a protejam em caso de queda. Prefira ténis, calças de ganga e blusão de cabedal.

- Idade
Crianças menores de 7 anos não devem andar de mota. É importante que a criança quando se senta na mota, os pés assentem bem nas pedais de apoio.

- Apoio
A criança quando viaja de mota deve apoiar o seu corpo no condutor, colocando os braços à volta do mesmo. Facilita as manobras e é mais seguro. Não é seguro viajar com as mãos apoiadas no banco, principalmente em curvas.

- Capacete
Prefira os capacetes fechados (principalmente os que protegem também o maxilar) e adequados ao tamanho da cabeça da criança.

- Segurança
Nunca transporte mais do que uma criança na mota. Além do perigo que representa para todos os ocupantes, a mota é um veículo para uma/duas pessoas.

Respeite os limites de velocidade e não faça manobras perigosas, como passar entre carros.

Por último, mesmo em percursos de curta distância nunca descure estas regras de segurança.

artigo do parceiro: Susana Krauss

Comentários