“Era uma vez” a estória de dois meninos saudáveis

Esta é uma estória que fala de bons alimentos e que nos chega contada por dois meninos, o Joãozinho e a Ritinha. Um livro on-line dirigido às crianças que alerta para o consumo regular de sopas, frutas, peixe e leite. Ganha a saúde e os resultados escolares.

“Era uma vez, uma menina chamada Ritinha e um menino chamado Joãozinho! São dois meninos que estão a crescer fortes e saudáveis!”. É desta forma que começa um e-book publicado pela Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN) e que nos explica, através da história contada por estes dois meninos, como é que outros meninos podem crescer bem, protegidos das doenças e com bons resultados escolares.

Uma história que os dois meninos nos contam através de alimentos como a sopa, a fruta, o leite e o peixe. O leite, conta-nos o Joãozinho, “ajuda os meninos a crescerem com dentes e ossos fortes e saudáveis”.

Já na sopa, continua o Joãozinho, “podemos encontrar muitos legumes como a cenoura, o brócolo, a alface, e até a nossa amiga batata! As sopas podem ter muitas cores e muitos nomes diferentes!”

O Joãozinho arranjou os seus próprios nomes para as sopas: “a sopa avermelhada, se tiver muita cenoura ou abóbora, que pode ser a sopa do Benfica”. Já a sopa verde é do “Sporting se tiver muitas couves, espinafres ou brócolos”. E a sopa do Porto? “é branca por ter arroz, massa, feijão branco ou grão e um fundinho azul que só os meninos e meninas especiais conseguem ver…”

Diz-nos Joãozinho: “devemos comer sopas de todas as cores e até podemos dar nomes secretos às sopas de que mais gostamos!”

E o peixe? “Ele serve para termos um coração forte, para nos ajudar a crescer e para  aprendermos  melhor muitas  coisas novas!”, diz o Joãozinho.

A Ritinha é muito amiga das frutas. Acha “a banana, as uvas, o morango, a laranja, a pera e a maçã divertidos e alegres. Come estas frutas misturadas em saladas ou em sumos”.

E, recordam os dois amigos, os pequeninos não devem esquecer a água, bebendo-a todo o dia.

artigo do parceiro:

Comentários