Escolher o presente ideal para oferecer no Natal a uma criança nem sempre é fácil. Seja para o seu filho, sobrinho, neto ou filho de amigo, há certas dicas que nunca falham para cumprir o grande objetivo de ver a criança a sorrir quando recebe  e abre o presente.

A primeira dica é escolher um presente que se enquadre com a faixa etária da criança, para tal, analise a classificação da idade apresentada na caixa. Deixamos-lhe aqui algumas sugestões de presentes de acordo com a idade:

0 a 1 anos:
Nesta faixa etária dos primeiros meses de vida, o cuidado e atenção para a escolha dos presentes deve ser redobrado. Veja se o brinquedo não tem peças pequenas que possam ser engolidas, peças pontiagudas que possam ferir a criança, ou objetos que se possam partir com facilidade.
O mais indicado são brinquedos de borracha e com música, que fomentar a estimulação da dentição, da audição e da coordenação motora.

1 a 2 anos:
Nesta fase a criança já tem mais mobilidade e uma maior coordenação motora, por isso, tudo o que desperte curiosidade para o bebé são boas opções. Brinquedos coloridos e com música são presentes que a criança vai adorar. Sugerimos os livros com desenhos grandes ou brinquedos didáticos com formas para encaixar.

2 a 4 anos:
Tudo o que estimule a coordenação é uma boa opção nesta fase. As crianças já distinguem as formas, tamanhos e proporções, por isso, sugerimos jogos de memória, quebra cabeças com formas geométricas, letras e números. Se quiser oferecer um livro, considere os livros com ilustrações coloridas ou livros com formas em 3D que quando se abre a página libertam a imaginação da criança.

5 a 7 anos:
Nestas idades, as crianças já começam a aprender a ler a escrever, por isso, sugerimos brinquedos pedagógicos que envolvam números, contas, letras e palavras. Jogos que estimulem o conhecimento e aprendizagem, livros com perguntas e respostas e quebra cabeças com um nível maior de dificuldade, são sempre uma boa opção.
Nesta faixa etárias as crianças também começam a gostar de imitar as atividades do dia a dia dos adultos, por isso, brinquedos e jogos de faz de conta são outra boa opção. Para as meninas sugerimos cozinhas, panelas, alimentos, vassouras e acessórios de limpeza, já para os meninos, os conjuntos de ferramentas são perfeitos.

8 a 12 anos:
Esta faixa etária é talvez a mais complicada, porque vai depender muito da personalidade e maturidade da criança. É comum elas demonstrarem interesse por brinquedos tecnológicos como jogos eletrónicos, telemóveis e tablets, no entanto, outra boa opção são os jogos de tabuleiro, puzzles e jogos com cartas.
No caso dos livros, escolha histórias mais complexas e com penos ilustrações.

Seja qual for a idade da criança em questão, analise sempre o presente para ver se não apresenta riscos à saúde e que não tem peças muito pequenas que possam ser engolidas. Para se assegurar da segurança do mesmo, pode ainda procurar os selos de certificação e ler atentamente as especificações do fabricante.