Como entreter os miúdos nas viagens

Saiba todos os truques e dicas

As crianças adoram viagens de férias, mas muitas vezes ficam entediadas ou irritadas no trajeto, até o destino, principalmente quando são viagens de longas distâncias. Para pais cansados de ouvir a clássica pergunta do "Já chegámos?" ou "Ainda falta muito?", deixamos-lhe aqui algumas dicas e sugestões que podem tornar a viagem de carro, comboio ou avião mais divertida para toda a família. 

1. Deixe as crianças escolher algumas coisas que eles queiram trazer durante a viagem. Se tiver mais do que um filho cada um pode levar a sua mochila com os seus brinquedos.

2. Antes da viagem, prepare conjuntos de lápis de cor, marcadores, papel, livros para colorir, um tabuleiro que sirva de "secretária" e tem o necessário para as suas atividades de viagem. Procure atividades na internet: puzles, palavras cruzadas, jogos de palavras, quebra-cabeças, etc. Encontram-se atividades adequadas a todas as idades e até pode adaptar algumas. Envolva os miúdos nessa escolha. Imprima mais do que as que pensa que vai precisar, se sobrarem pode aproveitá-las para outra viagem.

3. Considere comprar umas máquinas fotográficas descartáveis para entreter os seus filhos. A Kodak costuma ter uma imensa variedade destas máquinas e são bastante económicas. No fim ele/ela pode revelar as fotos e fazer um álbum ou diário visual.  

4. Faça snacks para levar no carro, porque as paragens nas estações de serviço, apesar de por vezes serem necessárias, são muito demoradas, caras e vendem alimentos pouco saudáveis. Prepare para a viagem sanduiches, fruta, água e bolachas, saco esse que deve estar sempre perto de si para qualquer eventualidade.

5. Inclua também algumas atividades físicas, que podem ser realizadas durantes as paragens. Uma corda de saltar, uma bola ou até um iô-iô podem ajudar os mais pequenos a gastar alguma energia. Se não tiver muito espaço para levar tanta coisas, lembre-se que os jogos como o “Rei Manda” podem ser jogados sem acessórios.

Comentários