O meu filho está cheio de picadas de algum tipo de inseto. Devo preocupar-me?

É comum as crianças serem alvo de picadas de insetos, embora seja um aborrecimento. Os mais comuns são os mosquitos, as melgas, as pulgas e as formigas. Algumas picadas são piores do que outras, como é o caso das vespas e abelhas – doem mais e demoram mais tempo a sarar.

Também não é raro que as crianças apresentem algum tipo de reação alérgica às picadas. Nas reações menos graves, o que acontece é que surgem novas «picadas» pelo corpo, e podem ficar vermelhas, inchadas e provocar comichão. Estas «novas picadas», ou estrófulos, são um fenómeno muito frequente nos primeiros três anos de vida.

Como tratar uma picada comum

Para aliviar a comichão da picada, pode fazer-se o seguinte:

• Compressas frias, de gelo ou com um pano molhado com água gelada, aliviam a comichão e reduzem o inchaço.

• Se surgir alguma bolha no local (pode acontecer em picadas de formiga), não a rebente

• Pode recorrer a pomadas específicas para picadas de insetos, para aliviar a dor, a irritação e a comichão. Há cremes que também evitam a infeção, no caso de a criança coçar muito a área e criar uma ferida. O ideal é, nas consultas de rotina com o pediatra, perguntar qual é o creme ideal para ter na farmácia de casa e levá-lo em viagens e passeios. Não aplique cremes e pomadas que contenham cânfora em crianças de menos de 2 anos. E nunca use cremes ou pomadas antialérgicas sem indicação médica, porque alguns desses produtos podem desencadear reações locais graves, especialmente quando há exposição ao sol.

• Se as picadas estiverem muito inchadas e provocarem muita comichão, um anti-histamínico por via oral pode aliviar o desconforto. Mas só dê medicamentos que tenham sido receitados pelo médico assistente. Cuidado, já certas pomadas para aliviar a comichão podem arder se a pele estiver ferida.

• Mantenha as unhas da criança bem curtas para que não se arranhe muito, e tente evitar que ela se coce demasiado, mantendo a zona da picada coberta por roupa, por exemplo.

A picada tornou-se numa ferida. Será que está infetada?

A picada pode infetar se alguma bactéria entrar no local, no momento da mordida ou posteriormente, devido a arranhões de a criança se coçar. É o chamado impetigo.

Pode haver febre ou um inchaço que vai aumentando na área da picada. Ou então pode formar-se uma camada semelhante a mel seco.

A infeção pode ser tratada com antibióticos por via oral ou de uso tópico (pomadas), conforme recomendação médica.

O que faço para que o meu filho não seja «comido» pelos mosquitos?

A maioria dos repelentes comerciais é eficaz para afastar os mosquitos, mas consulte o pediatra primeiro, uma vez que os repelentes só devem ser usados a partir de 6 meses de idade.

Inseticidas ligados à eletricidade podem ser uma boa opção, mas existe a possibilidade de causarem alergias, principalmente respiratórias, por isso é sempre aconselhável falar antes com o pediatra.

O uso de sapatos, calças e blusas de manga comprida e de cores claras em regiões muito infestadas também ajuda a prevenir as picadas.

Se tem animais de estimação, use produtos específicos para eliminar as pulgas.