Quando chega o momento de escolher a cadeira de criança certa para o automóvel, existem várias coisas que deve ter em consideração. Neste artigo damos-lhe uma ajuda para entender um pouco melhor a lei e os cuidados a ter:

A escolha da cadeira é feita com base no peso e altura da criança, sendo que um modelo é válido para uma gama que abrange um intervalo de centímetros ou kg:

- Grupo 0 – Dos 0 aos 13Kg – Aproximadamente do nascimento aos 12 meses.
- Grupo 1 – Dos 9 aos 18Kg – Aproximadamente dos 9 meses aos 4 anos
- Grupo 2/3 – Dos 15 aos 36 Kg – Aproximadamente dos 3 aos 10 anos
- Grupo 3 – Dos 22 aos 36 Kg – Aproximadamente dos 9 aos 12 anos.

Para o Grupo 0: As cadeiras portáteis são as mais indicadas. O bebé viaja semissentado, bem aconchegado e confortável. Devem sempre ser instaladas para trás (de costas) e de preferência no banco de trás.

Para o Grupo 1: O ideal será que a criança continue a viajar de costas. Não se preocupe se as pernas do bebé ficam dobradas ou tocam no banco do carro, não é desconfortável e é bem mais seguro para a criança. Deve mantê-las nesta posição até o mais tarde possível, porque é sem dúvida a maneira mais segura de os manter protegidos.

Para o Grupo 2: Deve escolher cadeiras de apoio nas quais o cinto de segurança do automóvel segura a criança e a cadeira em simultâneo. Se optar por um modelo com as costas destacáveis, pode usar depois o banco até a criança ter 12 anos.

Para o Grupo 3: O ideal são os bancos elevatórios, por volta dos 8/9 anos, a criança já pode utilizar apenas o banco e o cinto de segurança do automóvel, isto se o carro tiver apoio de cabeça.

Saiba agora mais algumas regras a ter em conta:

- Até aos 15 meses de idade, é obrigatório o transporte de crianças de costas, aumentando a proteção da cabeça e do pescoço dos bebés. A cadeira de automóvel deve ser utilizada até a criança ter 12 anos, 150cm de altura ou 36kg de peso, só assim o cinto do automóvel ficará corretamente colocado na bacia e não sobre a barriga.

- Ao comprar uma cadeira veja se tem a etiqueta laranja ECE R44/04 de homologação, o que significa que foram testadas segundo os testes rigorosos e respeitam as normas de segurança europeias.

- As cadeiras com aprovação i-Size, são ainda mais seguras do que as com a aprovação ECE R44/04. Estas devem estar equipadas com 2 ou 3 pontos de fixação isofix, que permitem fixá-los à estrutura do carro em vez de prendê-las com o cinto de segurança. Neste caso é necessário que o seu carro seja compatível e tenha o equipamento necessário para o sistema de isofix. As cadeiras com aprovação i-Size, são atualmente a opção mais segura, garantindo a total proteção da criança.

Por enquanto as duas normas acima mencionadas funcionam em simultâneo, contudo no futuro, só a última prevalecerá.

- Será sempre preferível ter uma cadeira própria para cada fase de crescimento da criança, no entanto, é bastante frequente encontrar cadeiras evolutivas, que se vão ajustando consoante a evolução do seu filho.

- Evite comprar e utilizar cadeiras em segunda mão, já que ao mínimo impacto podem ser deformadas e tornar-se menos seguras no caso de um impacto mais forte.

- Para uma instalação segura, siga as instruções e guarde-as porque pode ser necessário consultá-las mais tarde. Certifique-se que a cadeira fica firme e com movimentos mínimos.

Veja agora algumas sugestões de cadeiras disponíveis no mercado