Cadeiras de criança para o carro

Quais as regras e cuidados a ter na hora de escolher a cadeira certa para andar de carro

Quando chega o momento de escolher a cadeira de criança certa para o automóvel, existem várias coisas que deve ter em consideração. Neste artigo damos-lhe uma ajuda para entender um pouco melhor a lei e os cuidados a ter:

A escolha da cadeira é feita com base no peso e altura da criança, sendo que um modelo é válido para uma gama que abrange um intervalo de centímetros ou kg:

- Grupo 0 – Dos 0 aos 13Kg – Aproximadamente do nascimento aos 12 meses.
- Grupo 1 – Dos 9 aos 18Kg – Aproximadamente dos 9 meses aos 4 anos
- Grupo 2/3 – Dos 15 aos 36 Kg – Aproximadamente dos 3 aos 10 anos
- Grupo 3 – Dos 22 aos 36 Kg – Aproximadamente dos 9 aos 12 anos.

Para o Grupo 0: As cadeiras portáteis são as mais indicadas. O bebé viaja semissentado, bem aconchegado e confortável. Devem sempre ser instaladas para trás (de costas) e de preferência no banco de trás.

Para o Grupo 1: O ideal será que a criança continue a viajar de costas. Não se preocupe se as pernas do bebé ficam dobradas ou tocam no banco do carro, não é desconfortável e é bem mais seguro para a criança. Deve mantê-las nesta posição até o mais tarde possível, porque é sem dúvida a maneira mais segura de os manter protegidos.

Para o Grupo 2: Deve escolher cadeiras de apoio nas quais o cinto de segurança do automóvel segura a criança e a cadeira em simultâneo. Se optar por um modelo com as costas destacáveis, pode usar depois o banco até a criança ter 12 anos.

Para o Grupo 3: O ideal são os bancos elevatórios, por volta dos 8/9 anos, a criança já pode utilizar apenas o banco e o cinto de segurança do automóvel, isto se o carro tiver apoio de cabeça.

Comentários