7 sinais de que o seu filho está viciado em iPad

À medida que cada vez mais famílias têm «tablets», mais crianças ficam viciadas.

Os sintomas de abstinência e os desejos podem parecer cair apenas no âmbito da dependência do álcool e das drogas duras, mas cada vez mais os psicólogos apercebem-se destes mesmos sinais de vício em pessoas que usam dispositivos móveis, desde smartphones a tablets.

 

O Manual de Diagnóstico e Estatística de Distúrbios Mentais V (DSM- V), às vezes chamado de «bíblia da Psiquiatria», não adicionou oficialmente os jogos online à lista de doenças psiquiátricas, mas está a considerar fazê-lo. E é provável que o vício do tablet, dos smartphones ou de outros dispositivos possa ser considerado da mesma forma à medida que mais dados vão mostrando os seus efeitos nocivos.

 

Desde sintomas físicos de abstinência à perda de contacto com o mundo exterior, aqui estão sete sinais de que o seu filho pode estar obcecado com o iPad.

 

1. Abstinência

A abstinência de heroína ou de álcool provoca dores de cabeça e tremores, mas o vício de dispositivo eletrónicos também provoca sintomas físicos de abstinência. Num estudo de 2011, os investigadores pediram a mil estudantes universitários de todo o mundo para passarem 24 horas sem usar os seus smartphones, outros dispositivos móveis ou a internet. Muitos relataram sintomas como ansiedade ou depressão, a um estudante anónimo chegou a dizer que se sentia «ansioso como um viciado em crack» para poder usar um telefone.

 

Se seu filho está irritável, ansioso ou triste depois de ver o iPad a ser-lhe retirado, poderá ter um apego doentio ao dispositivo.

 

2. Tolerância

Assim como os viciados em heroína precisam de doses cada vez maiores para obterem o mesmo efeito, os utilizadores de iPad também podem desenvolver este tipo de tolerância. Se jogar 20 minutos de Math Ninja ou de Subway Surfer já não é suficiente para fazer uma criança feliz e ela precisar de uma ou duas horas de jogo, então isto também pode ser um sinal de vício.

 

3. Perda de interesse

Se as crianças que gostavam de jogar futebol, de aborrecer o irmão mais novo ou de trepar às árvores perderem o interesse nestas atividades em favor de horas de Air Hockey Gold, pode ser sinal de um problema. Uma preferência ocasional pelo iPad sobre outras atividades não é um problema, mas o desejo constante de estar a jogar em detrimento de tudo o resto pode ser significativo.

 

4. Falta de controlo

Os viciados normalmente são incapazes de controlar o vício. Apesar de as crianças de quatro anos não serem conhecidas pelo seu autocontrolo, as crianças podem ter um problema se os pais têm dificuldade em tirar-lhe o tablet sem uma enorme birra. Por outro lado, os pais de crianças pequenas devem ser capazes de definir limites e o facto de uma criança fazer birra não é, por si só, um sintoma de vício.

Comentários