10 truques para tirar manchas da roupa do seu filho

As brincadeiras no recreio e as aulas de artes manuais são dos principais responsáveis pelas nódoas difíceis de limpar, por isso reunimos algumas dicas e sugestões para a ajudar

Com o início das aulas recomeçam as dores de cabeça com a sujidade nas roupas. As atividades e as brincadeiras no recreio são dos principais responsáveis pelas nódoas difíceis de limpar, por isso reunimos algumas dicas e sugestões para a ajudar a ver-se livre das manchas na roupa.

Antes de iniciar qualquer processo de eliminação de nódoas, faça sempre um teste no tecido que vai sofrer o processo de limpeza. Assim poderá ver qual a reação da roupa ao produto que irá usar, de maneira a que, ao tentar solucionar um problema, não crie dois.

1. Molho de tomate
Esfregar primeiro com água fria, depois passar com uma esponja mergulhada em sumo de limão e por fim, esfregar de novo com uma metade de um limão. Passar bem por água e aplicar um tira nódoas. Lavar e deixar secar.

2. Resina
Retire a resina da roupa com álcool. Espalhe o álcool diretamente sobre a mancha da roupa. Deixe atuar durante alguns minutos e vá vendo se a resina está a ficar descolada na peça. Após este processo e se a nódoa tiver saído, lave a roupa normalmente e seque-a. Caso seja possível, lave-a em lixívia.

3. Fruta
Se for recente friccionar com sal. Em tecidos delicados friccionar com vinagre branco ou sumo de limão. Nos outros usar álcool a 90º ou água oxigenada. Se forem nódoas muito difíceis (amora, cereja) embeber em água de cozer feijão-branco e depois demolhar, durante toda a noite.

4. Chocolate
Esfregar a nódoa com água oxigenada a 20 vol. e depois passar por água. Se o tecido for de lã, usar vinagre branco.

5. Esferográfica
Para tirar manchas de esferográfica, em qualquer tipo de tecido, aplique um pano embebido em vinagre, sem esfregar. Também o leite poderá ajudar a limpar a peça manchada, bastando colocar um pouco sobre e área suja.

Comentários