Os bebés não são todos iguais e cada um tem as suas rotinas e hábitos, que também podem mudar à medida que eles vão crescendo. Cabe aos pais irem ajustando estas mudanças aos novos ritmos.

Para além da fome, da fralda suja, do calor ou do frio, existem outras situações que podem estar a interferir na hora do sono.

1. Excesso de estímulos
Como todos nós, os bebés também precisam de rotinas e quando chega a hora de ir dormir o ambiente deve ser calmo, mais relaxante e sem grandes agitações. Uma hora antes da altura a que geralmente o bebé vai para a cama, não deve promover brincadeiras que o deixem excitado. Comece por ler uma história ou cantar uma canção de embalar. Diminua a intensidade das luzes lá de casa. Evite ter a televisão ligada.

2. Querem o colo dos pais
Há aqueles bebés que só adormecem ao colo e quando os colocamos no berço, é como se uma campainha soasse dentro deles e os fizesse despertar (mesmo que aparentemente estivessem a dormir profundamente ao nosso colo).

Um bebé que está habituado durante o dia a adormecer ao colo, é provável que depois à noite espere uma rotina semelhante. Fale com o pediatra e encontre uma forma de, aos poucos, ele se habituar ao berço de noite.

3. Mudança de rotina
Por volta dos 6-9 meses de idade, provavelmente o seu bebé passará de 3 para 2 sestas por dia. Podem acordar às 6h em vez de às 7h, ou às oito da noite já estão cansados e precisam de dormir mais cedo… Todos os bebés são diferentes, mas todos eles passam por mudanças à medida que vão crescendo. Esteja atento às mudanças que vão ocorrendo e ajuste as rotinas. Se o bebé, por exemplo, não vai para a cama antes das 22h, talvez tenha de alterar a sesta do final do dia. As refeições também devem acompanhar estas mudanças.