Dos 6 aos 12 meses: Pais Recentes - Dicas básicas para uma boa noite de sono

Está cansada, cai na cama e não consegue dormir de todo?

Alguns pais recentes mais preocupados ficam chocados ao perceber que, em vez de caírem redondos a dormir logo que a encostam a cabeça na almofada, de repente, não conseguem dormir de todo. Se tiver eliminado as habituais potenciais causas de insónia, como a cafeína, o álcool e a nicotina, e a sua rotina normal de deitar continuar a não funcionar, poderá necessitar de ajuda adicional, quer seja um copo de leite morno, uma chávena de chá de camomila ou, quem sabe – como último recurso – um comprimido para dormir de venda livre (apenas se não estiver grávida nem a amamentar).

Leite morno

O favorito de pais e bebés, beber um copo de leite morno antes de dormir é um método mais do que comprovado para adormecer. Pensa-se que o aminoácido L-triptofano (presente no leite e outros alimentos, como o peru) contribui para tornar uma pessoa sonolenta, aumentando o nível de serotonina no cérebro, embora os benefícios possam ser puramente psicológicos. Uma gota de extracto de baunilha no leite morno pode ajudar a torná-lo mais apetecível ao paladar.

Medicamentos de ervanária

Os medicamentos de ervanária têm muitas apresentações, incluindo plantas frescas ou secas, comprimidos, tinturas e pós. Embora sejam consideradas alternativas naturais a determinados fármacos e, na sua maioria, apresentem um bom historial de segurança, as ervas podem ser igualmente potentes, e tóxicas. É por isso vital que consulte um especialista conhecedor de ervas e que informe o seu médico antes de tomar qualquer medicamento de ervas, isoladamente ou em combinação com outras ervas ou medicamentos, em particular se estiver a amamentar. Além disso, dado que a qualidade das ervas varia consoante o fabricantes, peça a um especialista que lhe recomende uma marca.

continua

Camomila

A sua avó acredita provavelmente nos grandes poderes do chá de camomila. Alguns estudos demonstraram que a camomila tem um efeito ligeiramente sedativo. É usada também para aliviar o estômago em casos de indigestão, flatulência, espasmos gastrointestinais e inflamação do tracto gastrointestinal.

Lúpulos

Dormir com uma almofada enchida com lúpulos secos (um ingrediente comum da cerveja) é um remédio tradicional para a insónia e o nervosismo. Os lúpulos também podem ser tomados como chá amargo ou como extracto liofilizado sob a forma de cápsulas.

Lavanda

Os aromaterapeutas adoram a lavanda. Pode pulverizar a almofada com óleo de lavanda ou vertê-lo num banho quente com um pouco de bálsamo de limão para obter um aroma calmante que induza o sono. Mas nem todos os tipos de lavanda são tranquilizantes: cuidado com a lavanda espanhola, que pode ser estimulante.

Bálsamo de limão

Também conhecido como melissa, o bálsamo de limão é um sedativo e calmante para o estômago muito utilizado em combinação com outras ervas sedativas. Adicione 2 ou 3 colheres de chá da erva seca a uma chávena de água acabada de ferver e deixe repousar durante 5 a 15 minutos até obter um chá relaxante e saboroso.

Passiflora

Embora soe a afrodisíaco (o nome tem origem na Paixão de Cristo devido à cruz que existe no centro da flor desta planta), trata-se na realidade de um sedativo ligeiro. É normalmente tomada sob a forma de chá – cerca de 3 a 6 colheres de chá por dia, combinadas com outras ervas sedativas – para diversos tipos de estados nervosos, incluindo insónia e perturbações associadas. Não foram registados efeitos secundários.

Comentários