Dos 12 aos 36 meses: Eczema

A pele do meu bebé tem manchas vermelhas e está a escamar. O que é?

Parece ser eczema (também designado por dermatite atópica), uma irritação da pele que se manifesta com frequência entre os dois meses e os dois anos de idade. O eczema aparece normalmente na testa, nas bochechas ou no couro cabeludo do bebé, embora possa espalhar-se para os braços, pernas, peito ou outras partes do corpo. A irritação da pele do bebé pode manifestar-se através de uma pele seca, espessa e escamosa ou então de pequenas borbulhas vermelhas que podem formar bolhas ou ressudar se o bebé se coçar. Precisamente por causar muita comichão, coçar pode constituir um problema.

O que causa o eczema?
Ninguém sabe ao certo, mas sabemos que o eczema é muitas vezes hereditário. Por isso, há uma maior probabilidade de o seu bebé sofrer de eczemas se os pais ou outros familiares próximos também tiverem tido eczemas, asma ou alergias. O eczema não é uma reacção alérgica mas pode ser provocado por alergénios presentes no ambiente ou na alimentação do bebé, ou então na alimentação da mãe, caso esteja a amamentar. O eczema pode também ser agravado pelo calor, irritantes em contacto com a pele do bebé (por ex. lã ou produtos químicos de alguns sabonetes, loções ou detergentes), alterações da temperatura e pela própria secura da pele.
O eczema é muito comum nos bebés? Enquanto que na população em geral há cerca de 3 a 6% de pessoas que tem eczema, nos bebés esta taxa é muito maior no primeiro ano de vida - cerca de 10 a 20%. Muitos melhoram ou deixam de ter qualquer sintoma quando atingem os 2 anos de idade.
continua

Comentários