Dos 0 aos 6 meses: Pais Recentes - Dicas básicas para uma boa noite de sono

Está cansada, cai na cama e não consegue dormir de todo?

Alguns pais recentes mais preocupados ficam chocados ao perceber que, em vez de caírem redondos a dormir logo que a encostam a cabeça na almofada, de repente, não conseguem dormir de todo. Se tiver eliminado as habituais potenciais causas de insónia, como a cafeína, o álcool e a nicotina, e a sua rotina normal de deitar continuar a não funcionar, poderá necessitar de ajuda adicional, quer seja um copo de leite morno, uma chávena de chá de camomila ou, quem sabe – como último recurso – um comprimido para dormir de venda livre (apenas se não estiver grávida nem a amamentar).

Leite morno

O favorito de pais e bebés, beber um copo de leite morno antes de dormir é um método mais do que comprovado para adormecer. Pensa-se que o aminoácido L-triptofano (presente no leite e outros alimentos, como o peru) contribui para tornar uma pessoa sonolenta, aumentando o nível de serotonina no cérebro, embora os benefícios possam ser puramente psicológicos. Uma gota de extracto de baunilha no leite morno pode ajudar a torná-lo mais apetecível ao paladar.

Medicamentos de ervanária

Os medicamentos de ervanária têm muitas apresentações, incluindo plantas frescas ou secas, comprimidos, tinturas e pós. Embora sejam consideradas alternativas naturais a determinados fármacos e, na sua maioria, apresentem um bom historial de segurança, as ervas podem ser igualmente potentes, e tóxicas. É por isso vital que consulte um especialista conhecedor de ervas e que informe o seu médico antes de tomar qualquer medicamento de ervas, isoladamente ou em combinação com outras ervas ou medicamentos, em particular se estiver a amamentar. Além disso, dado que a qualidade das ervas varia consoante o fabricantes, peça a um especialista que lhe recomende uma marca.

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Camomila

A sua avó acredita provavelmente nos grandes poderes do chá de camomila. Alguns estudos demonstraram que a camomila tem um efeito ligeiramente sedativo. É usada também para aliviar o estômago em casos de indigestão, flatulência, espasmos gastrointestinais e inflamação do tracto gastrointestinal.

Lúpulos

Dormir com uma almofada enchida com lúpulos secos (um ingrediente comum da cerveja) é um remédio tradicional para a insónia e o nervosismo. Os lúpulos também podem ser tomados como chá amargo ou como extracto liofilizado sob a forma de cápsulas.

Lavanda

Os aromaterapeutas adoram a lavanda. Pode pulverizar a almofada com óleo de lavanda ou vertê-lo num banho quente com um pouco de bálsamo de limão para obter um aroma calmante que induza o sono. Mas nem todos os tipos de lavanda são tranquilizantes: cuidado com a lavanda espanhola, que pode ser estimulante.

Bálsamo de limão

Também conhecido como melissa, o bálsamo de limão é um sedativo e calmante para o estômago muito utilizado em combinação com outras ervas sedativas. Adicione 2 ou 3 colheres de chá da erva seca a uma chávena de água acabada de ferver e deixe repousar durante 5 a 15 minutos até obter um chá relaxante e saboroso.

Passiflora

Embora soe a afrodisíaco (o nome tem origem na Paixão de Cristo devido à cruz que existe no centro da flor desta planta), trata-se na realidade de um sedativo ligeiro. É normalmente tomada sob a forma de chá – cerca de 3 a 6 colheres de chá por dia, combinadas com outras ervas sedativas – para diversos tipos de estados nervosos, incluindo insónia e perturbações associadas. Não foram registados efeitos secundários.

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Valeriana

Geralmente considerada um sedativo eficaz e fiável, a valeriana pode ajudar a aliviar a ansiedade, a insónia e a irritabilidade nervosa. Não causa habituação e não tem efeitos secundários do tipo ressaca. Coloque 2 a 3 gotas de tintura composta a partir de raízes de valeriana frescas (ou 1 a 2 colheres de chá de raiz de valeriana seca) em água quente à hora de deitar. Se não gostar do odor intenso, tente as cápsulas.

Medicamentos de venda livre

Anti-histamínicos

Os anti-histamínicos são o ingrediente activo da maioria dos soporíferos de venda livre. Não causam habituação mas os potenciais efeitos secundários são tonturas, secura da boca e sonolência no dia seguinte. Alguns soporíferos de venda livre contêm anti-histamínicos e também podem causar a sensação de “ressaca” no dia seguinte. As mulheres grávidas e a amamentar devem consultar um médico antes de tomar algum destes produtos. Não são recomendáveis para insónia crónica, por isso não os tome durante mais de duas semanas de cada vez.

Melatonina

A melatonina é uma hormona natural muitas vezes mencionada como cura para o jet lag e as insónias. Encontra-se disponível na maioria das lojas de alimentos saudáveis sob formas sintéticas e naturais (normalmente proveniente de ovinos), mas sabe-se pouco sobre a sua segurança, efeitos secundários, interacções com medicamentos e efeitos a longo prazo. As mulheres a tentar engravidar, grávidas ou a amamentar não deverão tomar melatonina.

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