Dos 0 aos 6 meses: Como manter o desempenho no trabalho sem dormir o suficiente?

Dicas para lidar com responsabilidades quando é difícil manter-se acordada.

Antes de tentar encontrar uma forma de manter o seu desempenho no trabalho sem dormir o suficiente, tem de perguntar a si própria se precisa mesmo de trabalhar. Por vezes, os pais sentem-se pressionados para regressar ao trabalho sem estarem ainda preparados, nem os bebés. Pode reduzir temporariamente o esforço profissional que lhe é exigido, através de métodos de trabalho flexíveis, pedindo o auxílio de um colega ou conversando com o seu superior sobre a melhor forma de fazer com que esta situação funcione da melhor forma para toda a gente. Se tiver de percorrer longas distâncias de carro, ou se tomar regularmente decisões que possam afectar a sua segurança ou a de outros, então não é sensato aprender a “lidar” com a sonolência – e é potencialmente perigoso.

Posto isto, ficam aqui algumas sugestões que a ajudarão a lidar com as responsabilidades do trabalho quando é difícil manter-se acordada:

• Mantenha um diário durante duas ou três semanas, de modo a identificar os períodos do dia em que tem mais e menos energia, e organize as suas principais responsabilidades de acordo com as conclusões a que chegar.

• Quando se sentir cansada durante o dia de trabalho, tente alterar as suas tarefas, fazer algum recado, levantar-se, esticar as pernas e sair para dar uma volta.

• Beba o mínimo de cafeína possível, especialmente ao fim da tarde e à noite.

• Se tem muitas vezes dificuldade em adormecer à noite, tente não dormir uma sesta durante o dia, ir para a cama demasiado cedo ou dormir até tarde. Estes hábitos, que podem parecer uma concessão necessária para alguém com privação de sono, podem perpetuar a insónia.

A melhor solução para a privação de sono é simplesmente dormir mais. Se não conseguir adaptar a hora normal de se deitar de modo a recuperar sono perdido, pense em dedicar uma noite por semana a ir para a cama cedo. Reduza ao mínimo a rotina matinal, de modo a dormir um pouco mais. Lembre-se de que dormir apenas mais cinco minutos por dia lhe dá meia hora de sono adicional por semana. Além disso, aproveite as oportunidades para “passar pelas brasas” durante a hora de almoço.

Pode sentir-se dividida entre as responsabilidades da família, do trabalho e da casa mas, se não dormir o suficiente, será ainda mais difícil manter-se a par das exigências profissionais e domésticas. Leia o nosso artigo sobre formas de conseguir dormir mais.

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