Dos 0 aos 6 meses: Amamentar e trabalhar

Como conjugar estas duas tarefas? Tire todas as dúvidas!

Posso continuar a amamentar quando recomeçar a trabalhar?

Sim. Se viver próximo do local de trabalho ou tiver infantário na empresa, poderá beneficiar das pausas para amamentação e alimentar o bebé. Caso não seja possível, tem duas opções:

Opção 1: Pode manter reservas de leite, usando uma bomba tira-leite eléctrica automática de elevada qualidade para tirar leite enquanto está a trabalhar. Guarde o leite e a ama poderá dá-lo ao bebé no dia seguinte. (Também pode suplementar com leite de fórmula se já não produzir leite suficiente.) E continuará a poder amamentar o seu bebé quando não estiver a trabalhar.

Opção 2: Caso não possa ou não queira retirar leite com a bomba no local de trabalho, pode substituir gradualmente as refeições do dia por leite de fórmula, continuando a amamentar à noite e de manhã. Lembre-se de que, se não amamentar nem tirar leite com a bomba durante o dia, a quantidade de leite produzida pelo seu organismo começará a diminuir. O leite produzido poderá não ser suficiente para satisfazer o bebé, mesmo que só precise de amamentar de manhã e à noite.

Quais as vantagens de retirar leite com a bomba durante o trabalho?

Tirar leite estimula a sua produção e assim, quando amamentar, terá para uma boa quantidade para oferecer. Também pode guardar o leite bombeado para que o bebé desfrute dos benefícios de saúde e nutricionais do leite materno mesmo quando não pode estar com ele. Além disso, tirar leite com a bomba pode ser uma óptima forma de sentir a ligação ao seu bebé enquanto está a trabalhar.

Uma das maiores vantagens de tirar leite durante o trabalho é que, ao chegar a casa, tem à sua espera um bebé que ainda quer mamar. Pode tratar logo de o abraçar, restabelecer o elo e cuidar dele daquela forma que só uma mãe pode fazer. Para se assegurar de que o bebé quererá mamar quando chegar a casa, peça à ama que não o alimente durante a última hora antes de regressar do trabalho ou para lhe dar apenas o suficiente para saciar um pouco a fome. Assim, mãe e bebé podem todos os dias ansiar por um caloroso reencontro.

Embora possa ser complicado — e possa ser estranho tratar de algo tão primário no ambiente de trabalho — muitas mães sentem que as vantagens de retirar o leite com a bomba superam largamente o incómodo. continua

Comentários