O melhor dispositivo à prova de bebé é a mãe. Uma criança vigiada irá provavelmente manter-se mais segura que uma criança que não é vigiada. Nunca largue o seu bebé na banheira, nem no mudador e nunca deixe o bebé sozinho num local alto e pouco seguro, como a cama.

Proteger o bebé não é algo que possa fazer uma vez e depois não se preocupar mais. É inteligente percorrer de vez em quando a casa à procura de possíveis perigos, sempre que o bebé aprende uma nova capacidade, como rebolar, espernear, gatinhar ou caminhar. Uma excelente forma de manter a sua casa à “prova de bebé” é pôr-se de joelhos e gatinhar. Veja todas as divisões da casa do mesmo ponto de vista do seu bebé quando este começar a gatinhar. Procure locais como fichas eléctricas, que deverão estar protegidas, cabos pendurados ou toalhas compridas, e objectos pesados ou perigosos que posso estar na extremidade de mesas ou prateleiras e que possam ser puxados.

Não é possível proteger todas as superfícies duras e cantos da sua casa. Concentre-se primeiro nos perigos maiores e mais óbvios. Podem implementar pequenas medidas de segurança, como as protecções dos puxadores das portas, os bloqueios para a sanita e para as gavetas, à medida que o seu bebé cresce.