Vítor Norte tem-se mostrado bastante reservado quando o assunto é a sua filha, Sara Norte, que se encontra a cumprir 16 meses de prisão efetiva por tráfico de droga no Centro Penitenciário Botafuegos, em Algeciras, Espanha.

Esta sexta-feira, na apresentação do elenco do remake da novela “Dancin’Days”, o ator falou com SapoFama e contou como tem vivido esta fase menos boa para qualquer pai e como continua a acompanhar a filha.

“Falo quase diariamente com a Sara. Nós não podemos telefonar-lhe, mas ela tem um cartão telefónico, liga-me frequentemente e também temos o hábito de escrever cartas um ao outro. E depois há as visitas, claro. Sempre que posso vou visitá-la”, disse-nos Vítor Norte.

Apesar de “naturalmente preocupado, como qualquer pai que tenha a filha nesta situação”, o ator sente que Sara “está bem, atendendo às circunstâncias”.

“Ela está a ler bastante, a escrever, a aprender espanhol e a dançar, e a fazer exercício. Acho que ela está a tentar aguentar-se, a manter-se à tona. Ela está presa e isso nunca é bom, não é?”, acrescentou Vítor Norte. 

O ator reafirma a ideia de que esta é a oportunidade para a filha mudar de vida: “As minhas palavras não podem ser interpretadas à letra, mas a verdade é que eu acho mesmo que tudo isto pode ser realmente bom para a Sara. Pode ser o abanão que ela precisava para parar e tomar decisões e enveredar por outro rumo…”

E planos? “Ainda não falámos muito sobre isso. Se a Sara quiser regressar ao meio artístico, e ela já provou que tem muito talento, será necessário que tenha oportunidades. Se pretender enveredar por outra vida profissional é igualmente preciso que as oportunidades surjam. E eu estarei cá para a apoiar”, sublinhou Vítor Norte.

O ator contou-nos, ainda, que toda esta situação o aproximou mais da filha: “Eu nunca me afastei e estive sempre disponível para os meus filhos. As circunstâncias agora são diferentes, mas a Sara pôde e poderá sempre contar comigo”.

Em relação ao filho Diogo, que se encontra a aguardar julgamento por plantação de cannabis, o ator é peremptório: “O Diogo sempre esteve muito próximo de mim e sempre passou os fins-de-semana em minha casa. A nossa relação mantém-se a mesma”.

Nesse caso como explicará o ator as afirmações da ex-mulher e mãe dos seus dois filhos mais velhos, Carla Lupi, que o acusa de ser um pai negligente e ausente, e porque razão tem optado por não se defender dessas acusações?

“Não devemos dar mais importância às pessoas do que aquela que elas efectivamente têm. A Carla diz o que quiser, mas se eu lhe responder só estarei a alimentar ainda mais as suas afirmações. Optei por ignorar, que muitas vezes é a melhor política”, concluiu Vítor Norte, tranquilo.