Várias celebridades estão a mobilizar-se para apelar à libertação de Cyntoia Brown, uma jovem que foi abusada sexualmente e matou o violador na sequência das agressões. O caso remete a 2004, quando a jovem tinha apenas 16 anos, mas voltou recentemente ao debate público.

Kim Kardashian, Rihanna, Cara Delevingne e Snoop Dog foram algumas das figuras de renome internacional que recorreram às redes sociais para pedir a libertação de Cyntoia. O movimento é conhecido pela hashtag ‘Free Cyntoia Brown’ (Libertem a Cyntoia Brown) e está a tornar-se viral na Internet.

“O sistema fracassou. É de partir o coração ver uma jovem que foi traficada e, quando teve coragem de lutar, é presa para o resto da vida. Precisamos de fazer melhor, fazer o que está certo. Liguei aos meus advogados para ver como podemos resolver isto”, escreveu Kim Kardashian.

“Nós mudámos a definição de justiça? Algo está terrivelmente errado quando a justiça deixa passar estes abusadores e a vítima é presa para o resto da vida. A todos vocês responsáveis pela sentença desta jovem, peço a Deus que nunca tenham filhos, porque esta poderia ser vossa filha”, afirmou Rihanna.

“O sistema de justiça está tão atrasado. Isto é completamente insano”, escreveu Cara Delevingne.

Também Snoop Dog e o rapper T.I. também fizeram partilhas nas respetivas redes sociais, em modo de protesto contra a decisão do tribunal.