O próximo mês marca o regresso de Teresa Guilherme como apresentadora, após três anos de ausência nessa área. O "Momento da Verdade" promete cativar audiências no horário nobre da SIC e premiar pessoas que conseguem dizer sempre a verdade.

Mas Teresa Guilherme não quer apenas testar os seus concorrentes. Ela própria quer submeter-se ao exame do polígrafo. "Já pensei em fazer o teste e assim que o ritmo do programa abrandar, vou fazê-lo. Quero confirmar se algumas coisas que penso são realmente verdade para mim", confessou ela, durante a apresentação à imprensa do seu novo formato.

O director de programas da SIC, Nuno Santos, garante que o regresso de Teresa Guilherme à apresentação será um grande momento. "É o principal acontecimento da reentré televisiva. Se formos às ruas e perguntarmos às pessoas, tenho a certeza de que vão dizer que estão muito curiosas para ver o regresso da Teresa Guilherme", disse ele.

O "Momento da Verdade" é um formato norte-americano, que tem criado muita polémica em todos os países onde já foi produzido, como Espanha, Colômbia ou Brasil. Em cada programa, um concorrente é posto à prova e caso consiga responder sempre com a verdade a 21 perguntas sobre a sua vida pessoal, leva 250 mil euros para casa.

"Vamos falar de infidelidades, mas o programa não será só isso. É, acima de tudo, sobre as pessoas e os seus sentimentos. Estou desejosa por começar!", adiantou Teresa Guilherme.

O processo de selecção dos concorrentes começou há três meses. O inquérito preliminar é muito duro e tem perguntas como "Quantos amantes teve até agora?", "Sabe o nome de todas as pessoas com quem dormiu?" e "Alguma vez disse a alguém que a amava sem ser verdade?".

O produtor do programa, Piet-Hein Bakker, da CBV Produções, conta que os candidatos pré-seleccionados no questionário têm a vida passada a pente fino. "Investigamos toda a vida deles com base nos contactos que os familiares e amigos nos dão."

O segundo passo é levar os possíveis concorrentes ao teste do polígrafo. "Num ambiente muito calmo, eles têm de responder a 50 perguntas. Não queremos pessoas que só digam mentiras, porque não nos interessa levar essas ao programa", conta Piet-Hein. Os seleccionados ganham o passe para se sentarem na cadeira da verdade de Teresa Guilherme.

A data de estreia ainda é segredo - para evitar dissabores causados pela concorrência. "Não vou adiantar nada sobre isso", afirmou Nuno Santos com convicção. Sabe-se apenas que será em horário nobre, algures em Setembro.