O Papa Bento XVI recebeu ontem no Vaticano o Príncipe Carlos de Inglaterra e sua mulher, Camila, Duquesa da Cornualha. A visita do herdeiro do Trono inglês foi considerada nos meios diplomáticos da Igreja como "de alto significado", depois de uma relação tensa de mais de uma década.

Esta é a primeira vez que Carlos de Inglaterra entra no Vaticano desde o seu divórcio da primeira mulher, a Princesa Diana, falecida num desastre de automóvel em 1997. A separação e os escândalos a que ela deu origem não foram bem vistos pelo Vaticano, que a partir de então evitou qualquer encontro com o Príncipe.

O facto de Carlos ser agora recebido na companhia da actual mulher, Camila, constitui "uma autêntica bênção" do Papa, que desta forma expressa a aceitação, por parte da Igreja Católica, de um segundo casamento celebrado no seio da "rival" Comunhão Anglicana.

Um porta-voz do Vaticano declarou que, durante o encontro, o casal britânico e o Sumo Pontífice falaram sobre a defesa do meio ambiente e a importância do diálogo inter-cultural e inter-religioso para a paz e a justiça no mundo.

Respeitando as tradições católicas, Carlos vestia fato escuro e gravata preta e Camila apresentou-se de véu. Como recordação, o casal ofereceu a Bento XVI um conjunto de 10 pratos de sobremesa em louça pintada à mão.

Veja as fotos do encontro.