Considerado por muita gente como o melhor futebolista português de todos os tempos, Eusébio vai ser alvo de uma gala de homenagem, esta terça-feira, dia 25, no Coliseu dos Recreios de Lisboa.

A iniciativa é da RTP1, que quer assinalar os 50 anos da chegada de Eusébio a Lisboa, vindo de Moçambique, para jogar no Benfica, e festejar mais um aniversário do "Pantera Negra", que apaga 69 velas precisamente nesse dia.

Ao longo do espectáculo, conduzido por Tânia Ribas de Oliveira e José Carlos Malato, iremos rever  os grandes momentos que marcaram a brilhante carreira de Eusébio.

Associam-se a esta homenagem várias figuras do desporto, da cultura e da política, como Artur Agostinho, Simone de Oliveira, Lúcia Moniz, Cláudia Semedo, Nelson Évora, Mário Coluna (antigo capitão do Benfica) e António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Também músicos  de várias gerações e admiradores de Eusébio estarão presentes neste grande evento. Entre outros, subirão ao palco do Coliseu Mariza, Tim, Camané, Anjos, António Manuel Ribeiro, Lena d'Água, Miguel Gameiro, Baile Popular, Virgem Suta, Oquestrada, Maria Rueff e Herman José.

A "Gala Eusébio" começará às 22 horas e será transmitida em directo na RTP1, RTP África, RTP Internacional e TDM (Televisão de Moçambique).