Kate Middleton, namorada de William de Inglaterra, deixou com armas e bagagens o seu apartamento de solteira e foi viver com o Príncipe em "união de facto". O casal ocupa uma das alas de Clarence House, residência oficial do pai do jovem, o Príncipe Carlos.

A mudança, que a Imprensa popular britânica interpretou como prenúncio de casamento, chocou os círculos aristocráticos mais conservadores, para quem os noivos, ambos com 25 anos, deveriam "esperar até verem os seus votos de estabilidade conjugal confirmados pela Igreja de Inglaterra".

Também em Buckingham Palace há desconforto em relação à "união de facto", embora alguns dos conselheiros reais defendam que a Monarquia inglesa "deve evoluir" e "acompanhar os comportamentos do nosso tempo".

Os gabinetes da Rainha e do Príncipe Carlos não fizeram qualquer reconhecimento formal da mudança de Kate para o Palácio, mas também não a desmentiram. Em linguagem oficial, isto significa que a presença da jovem em Clarence House será tratada como "uma visita de uma amiga" enquanto não for anunciado algo de mais oficial.

Kate e William mantêm um romance desde há cinco anos, embora com altos e baixos. Já viveram juntos no período em que ambos estudaram na Escócia, mas tiveram no Verão passado uma zanga que os manteve "frios" durante mais de um mês.

Kate Middleton vivia até agora num apartamento da zona de Chelsea, que partilhava com a irmã. Clarence House, a residência oficial do Príncipe Carlos, foi durante décadas habitada pela falecida Rainha-Mãe.