O actor Morgan Freeman, de 71 anos, está hospitalizado em estado grave depois de ter sofrido um acidente de automóvel, domingo à noite, numa autoestrada do Mississippi, nos Estados Unidos.

“Tudo o que posso dizer é que o seu estado é grave”, declarou esta segunda-feira Kathy Stringer, porta-voz do Centro Médico Regional de Memphis, para onde o actor foi aerotransportado pelas equipas de emergência médica.

Há poucas horas, Donna Lee, representante de Freeman, revelou que “ele partiu um braço e um cotovelo, além de ter ligeiros danos num ombro, mas está bem-disposto”. Disse, ainda, que será operado dentro em breve.

Segundo a WMC-TV, de Memphis, Freeman conduzia o seu Nissan Maxima de 1997 na Autoestrada 32, no Mississippi, quando o carro saiu da pista e capotou várias vezes antes de se imobilizar.

Uma passageira, identificada pela polícia como Demaris Meyer, seguia na viatura com o actor, mas conseguiu escapar sem grandes ferimentos.

Quando os socorristas retiraram Freeman do carro, ele estava consciente, falava e parecia coerente, segundo uma testemunha citada pela revista “People”.

As causas do acidente estão a ser investigadas pela polícia, mas já se sabe que nem álcool nem drogas foram detectadas no condutor. Admite-se a hipótese de ter adormecido ao volante.