A actriz italiana Monica Belluci, de 44 anos, é a primeira da lista de 12 mulheres este ano agraciadas com o Women's World Award - um galardão destinado a premiar personalidades femininas "com visão, dedicação a um ideal e empenho na criação de um mundo melhor". A entrega dos prémios decorreu na noite de ontem, numa grande gala em Viena de Áustria.

Presidida pelo ex-líder soviético Mikhail Gorbachov, a organização do Women's World Award 2009 premiou ainda, entre outras, a cantora pop Anastacia, a designer italiana Angela Missoni, a ‘teen-singer' Kelly Clarkson (actual nº 1 dos ‘tops' norte-americanos), a pacifista irlandesa Betty Williams (Prémio Nobel da Paz em 1976) e a cantora britânica Marianne Faithfull, que já conta 4 décadas de carreira musical. A actriz italiana Claudia Cardinale recebe um galardão especial: o "Benazir Bhutto World Tolerance Award", que premeia o diálogo entre povos e culturas.

Particularmente tocante foi o prémio atribuido à iemenita Nujood Ali, uma menina de 10 que a família obrigou a casar com um homem de 30 e que conseguiu ganhar o processo de divórcio que interpôs nos tribunais.

Celebrizada com o filme "Matrix", Mónica Belluci, a grande vencedora deste ano, começou a sua carreira como manequim da agência internacional Elite Models. Da sua já longa filmografia destaca-se o papel de Maria Madalena no polémico filme de Mel Gibson, "A Paixão de Cristo".

Fotos EPA/HERBERT PFARRHOFER