Aos 49 anos, Maya é uma mulher realizada. Empenhada a cem por cento nos seus projectos, mal tem tempo para respirar entre a apresentação de "Contacto", a sua empresa de produção de eventos e as consultas das Cartas da Maya.

Com tanto trabalho, sobra-lhe pouco tempo para o amor, mas a apresentadora não parece preocupada: "Eu não tenho medo de estar sozinha - eu quero, o que é diferente".

Maya não tem medo da solidão: "Há pessoas que têm", diz, "mas isso também tem relação com a idade e com as vivências de cada um. Eu tenho 49 anos, há coisas que já fiz". De resto, a apresentadora tem em Vasco, de 15 anos, o seu eterno companheiro: "Vivo com o meu filho e com a irmã dele. Uma mulher que tem um filho nunca pode estar sozinha".

Mas Maya admite já ter pensado de forma diferente: "O meu primeiro casamento foi uma fuga a uma relação mal sucedida. E como naquela altura nós achávamos que era educativo e quase uma obrigação casar..." Depois disso, seguiram-se um outro casamento pelo registo e duas uniões de facto, todas "relações muito intensas e vividas".

Neste momento, a "tia" Maya prefere aproveitar a vida sem compromissos: "Vou-me divertindo, mas a ambição de ter um companheiro, isso não tenho".

Joana de Sousa Costa (texto)