Margarida Marinho, 48 anos, encontra-se a aprender língua gestual com parte do elenco de "Eclipse", a nova novela de António Barreira para a TVI.

A actriz será "Violante", uma vilã que viveu vários anos em Espanha. Fará o papel de mãe de Rita Pereira e de Lourenço Ortigão, o protagonista da última série de "Morangos com Açúcar" que, em "Eclipse", será um jovem surdo-mudo.

"As aulas de língua gestual estão a correr bem, embora não sejam fáceis. É algo que devíamos aprender desde sempre na escola. A língua gestual devia ser uma disciplina obrigatória", defende Margarida Marinho.

Mãe de dois filhos, Manuel, 17 anos, e Carlota, 2, a actriz mostra-se sensível a esta problemática e espera que a novela venha contribuir para alertar as pessoas e sensibilizá-las a partilhar pela diferença. "São pessoas que precisam de comunicar de outra forma e a língua gestual acaba por ser muito simples, sobretudo para os miúdos em idade escolar que aprendem muito depressa".

O elenco de "Eclipse" (nome provisório) começou os ensaios há duas semanas e "tem sido excelente reencontrar alguns actores com quem contracenei em ‘Meu Amor'", a novela premiada com um Emmy, em 2010.

No set "existe uma grande camaradagem e uma relação de muita cumplicidade", mas, segundo Margarida Marinho, não se pensa em ganhar outro Emmy. "Não é isso que nos move. O que queremos mesmo é fazer um bom trabalho e não decepcionar o António Barreira", concluiu a actriz.

(Texto: Inês Costa)

(Foto: Bruno Raposo/SapoFama)