Os ossos do ofício obrigaram Marco d´Almeida a passar por situações pouco confortáveis durante as gravações de "Equador". O actor esteve seis meses de corpo e alma dedicado à série da TVI e tem muitas histórias - boas e más - para contar.

Na festa de apresentação da série inspirada no romance de Miguel Sousa Tavares, esta semana, em Lisboa, Marco d´Almeida contou aos jornalistas que depois deste trabalho está pronto para tudo, mesmo que seja passear na neve ou caminhar no deserto...

"Nunca tinha passado pela experiência de estar a gravar sob um calor de 50 graus e vestido com casaco de inverno. Todos os elementos da equipa de produção estavam de calções e t-shirt de alças e ainda assim pingavam...", disse o actor, referindo-se às semanas de sofrimento que passou durante as gravações na Índia.

Depois dessa, que venham mais aventuras: "Agora posso ir para o deserto fazer uma cena qualquer ou ir para a neve todo nu que já não haveria problema nenhum, faria qualquer cena..."

Em "Equador", Marco d´Almeida veste a pele do escocês David Jameson, governador de Assam e cônsul de São Tomé e Príncipe. Oriundo de uma família simples, teve de esforçar-se para subir na vida, tornando-se uma enciclopédia viva de assuntos da Índia. É casado com Ann Rhys-Moore (papel de Maria João Bastos, a sua suposta namorada na vida real).

O actor sente-se honrado por fazer parte do elenco. "Tenho bastante orgulho em poder dizer que fiz o `Equador´. Este é um passo muito importante para a ficção nacional. É uma produção alternativa ao que se tem feito, daí a nossa vontade de darmos o nosso melhor", afirmou, visivelmente entusiasmado.

Os seis meses de trabalho com mais de 120 actores são considerados por Marco d´Almeida "inesquecíveis" e ele já faz contas para o futuro: "Tenho a certeza de que daqui a 10 anos o `Equador´ já estará em DVD, os actores estarão noutros projectos, mas estaremos juntos na mesma. Há pessoas, que fizeram parte deste grupo, que serão inesquecíveis", referiu ele.

Depois do trabalho desgastante, Marco sonha com uma única coisa: férias: "Estive vários meses longe de Portugal e das pessoas que me são próximas. Vou aproveitar para reorganizar a minha vida."

Vanessa Amaro (texto)

Bruno Raposo (foto)