Manuel Luís Goucha é um homem de viagens e por isso voltou a recordar mais uma delas, desta vez à Rússia, em plena época Natalícia.

"Gosto muito do Natal e de o celebrar à minha maneira. Viajando por outras paragens, onde ele se vive, ou não, de forma particular, tal e qual o que acontece em São Petersburgo, onde a maior parte da população o festeja segundo o calendário ortodoxo, logo a 7 de Janeiro, sendo por isso a noite de 24 de Dezembro uma igual a tantas outras, de gelar os ossos, e tanto melhor se nevar, que se há coisa que eu não suportaria era um Natal de bermudas", começou por dizer o apresentador em 'Cabaré do Goucha'.

Posteriormente explica porque escolheu esta cidade para passar a ocasião:

"Lembro-me de ter escolhido São Petersburgo, como cenário para o meu Natal de 2009, por haver caído de amores pela cidade cinco meses antes, em pleno Verão de noites brancas, que é quando ela ganha um contagiante frenesim".

Entretanto recorda alguns dos monumentos que mais o marcaram:

"Voltei ao Hermitage, claro, por ser é um daqueles museus que nunca fica visto e ao Palácio de Catarina, a Grande, às portas da cidade, magnífico na sua opulência, à Igreja do Salvador do Sangue Derramado (pensar que na era comunista havia sido reduzida à condição de armazém de batatas!), à Catedral de Santo Isaac... e a tanto mais que há para a admirar numa cidade que já foi capital imperial da Rússia e, por isso, ainda hoje se apresenta nobre, eloquente, sumptuosa", terminou.

Veja as fotos desta aventura.