José Carlos Malato promete "fazer suar a estopinhas" os concorrentes do novo concurso "Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão" que a RTP estreia na próxima segunda-feira, 5 de Julho.

O apresentador resolveu mudar drasticamente de hábitos, deixou de fumar e vai praticamente todos os dias ao ginásio. Malato "sente-se bem" e "está em forma" para enfrentar as longas horas de gravações e um Verão cheio de trabalho.

"Tinha de fazer alguma coisa. Tenho 46 anos, estava a fumar quase dois maços por dia, tive uma crise renal outra vez e estava a sentir-me sem forças", revela o apresentador.

A mudança de hábitos começou há quase dois meses, com Malato longe de imaginar que conseguiria ir tão longe na conquista dos seus objectivos. "Fui fazer um tratamento de choques eléctricos na orelha para deixar de fumar, incentivado por um amigo e pressionado pela minha mãe. Lá fui muito pouco convicto, sempre a pensar que, à primeira oportunidade, iria recomeçar a fumar", relata o apresentador.

Embora vontade não lhe falte, Malato continua sem pegar num cigarro desde o tratamento. "Tenho muita vontade de fumar, mas o que tem acontecido é que não tenho fumado", diz, surpreendido por ter conseguido resistir à tentação.

Foi com a mesma displicência que decidiu começar a fazer exercício físico. "Sabia que ao deixar de fumar ia engordar e lá me inscrevi no ginásio, convencido que só lá iria dois dias. Porém, tenho ido praticamente todos os dias. Fui tudo assim sem dar conta", revela o comunicador.

Com toda esta força de vontade, Malato tem sido recompensado: "Não engordei, não sinto que tenha mais fome, tenho feito exercício e sinto-me super-bem. E isso acaba por ter um efeito muito bom e motivador para continuar".

Tal como há dois meses, Malato mantém-se cauteloso e prefere continuar sem fazer promessas, uma estratégia que tem dado frutos: "Não sei o que vai acontecer no futuro mas, por enquanto, não fumo, e isso já é muito bom".