Neste fim de semana, Reza Parastesh foi levado para a esquadra e o seu carro foi confiscado. O motivo: provocar o caos na circulação nas ruas de Hamadã, depois de transeuntes pedirem para tirar fotos com ele, no oeste do Irão.

A semelhança com o camisa 10 do Barcelona é tão surpreendente que o canal de televisão Eurosport, do Reino Unido, utilizou uma foto de Reza por engano.

O estudante de 25 anos saiu do anonimato há vários meses, quando o seu pai, apaixonado por futebol, pediu para o filho posar para uma foto com a camisa azul e grená. As fotos foram enviada para uma página especializada em desporto e foi o início da bola de neve.

"Enviei durante a tarde e no dia seguinte ligaram-me para dizer que eu tinha que ir para uma entrevista", contou Reza à AFP.

Reticente num primeiro momento, o jovem leva a semelhança na brincadeira.

"As pessoas vêem-me como o Messi iraniano e querem que eu imite tudo o que ele faz. Quando saio, as pessoas assustam-se. Estou muito feliz em ver que as pessoas ficam felizes. Isso dá-me muita energia", explicou.

Como muitos iranianos, Reza é um apaixonado por futebol e, apesar de não jogar entre os grandes, está a aprender alguns movimentos para deixar a semelhança ainda mais convincente.

Além disso, Reza lembra-se muito bem do jogo entre o Irão e a Argentina, no Mundial de 2014. Messi balançou as redes aos 46 minutos do segundo tempo e eliminou o adversário na fase de grupos da competição. Essa noite, o pai de Reza ficou furioso.

"Depois do jogo, o meu pai chamou-me e disse: 'não venhas para casa esta noite porque fizeste um golo contra o Irão' e eu respondi que não tinha sido eu", relatou Reza.

Parastesh sonha encontrar-se com o seu herói e pensa em transformar-se no sósia do craque argentino.

"Sendo o melhor jogador da história, claramente ele tem muitas coisas para administrar. Eu poderia ser o seu representante quando ele tivesse muitos compromissos", concluiu.