Este domingo, dia 20 de agosto, disputou-se a final do Mundial de futebol feminino em Sidney, na Austrália, uma partida que terminou com a vitória da seleção espanhola, que bateu a inglesa por 1-0.

Durante a partida, a La Roja contou com duas figuras de destaque na bancada: A rainha Letizia e a infanta Sofia, que viajaram até à cidade australiana para apoiarem as jogadoras.

Esta presença da rainha de Espanha no jogo, assim como a proximidade às atletas e a espontaneidade e alegria com que seguiu a partida e festejou o título contribuiu para uma melhoria significativa da imagem da mulher de Felipe VI perante os espanhóis e o resto da Europa.

Em Inglaterra, esta presença ganha um destaque diferente, uma vez que da família real britânica ninguém viajou para apoiar as lionesses, tendo o príncipe William sido fortemente criticado por essa decisão.

A revista espanhola Vanitatis consultou especialistas, que destacaram a importância desta presença de Letizia, que é constantemente criticada por manter uma postura distante da população.

“A ocasião do Mundial foi muito bem aproveitada. Foi uma intervenção natural de Letizia, que se deixou levar além do que ditaria o protocolo. Foi interessante a presença da infanta Sofia, que muitas vezes aparece como a grande esquecida, principalmente nestas semanas, que deram destaque à entrada da irmã na Academia Militar", começou por dizer Toni Arias, professor de Comunicação Politica.

"Viram a oportunidade e souberam aproveitá-la. Não foi artificial. Num momento de alegria coletiva também souberam identificar-se com esse sentimento e pode correr-lhes bem se continuarem a explorar este lado", completou, citado pela revista espanhola.

Leia Também: Campeãs! Rainha Letizia levanta a taça do Mundial feminino