Infanta Cristina em tribunal

Irmã do rei Felipe de Espanha a caminho do banco dos réus.

A infanta Cristina, irmã de Felipe VI, novo rei de Espanha, está a caminho do banco dos réus para responder pelos crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Esta manhã, o juiz de instrução criminal José Castro considerou que a infanta conhecia e beneficiou dos negócios ilegais do seu marido e sócio, Iñaki Urdangarín, que é suspeito de der desviado milhões de euros dos cofres públicos entre 2007 e 2008.

Assim, o magistrado espanhol apelou ao Ministério Público e às acusações particulares para que solicitem a abertura da instrução do julgamento, o que deverá ocorrer num prazo de vinte dias.

Esta decisão ainda pode ser alvo de recurso, mas tudo indica que Cristina e Iñaki dificilmente escaparão ao banco dos réus.

Por causa do escândalo, o casal caiu em desgraça junto da opinião pública espanhola e foi formalmente afastado dos círculos oficiais da Família Real. A tal ponto que Cristina nem sequer foi convidada para a recente cerimónia de proclamação do seu irmão Felipe como novo rei.

Comentários