Goucha dá os parabéns à mãe

Maria de Lourdes, mãe do apresentador da TVI, completa hoje 90 anos.

Manuel Luís Goucha usou o seu blogue, “Cabaret do Goucha”, para dar calorosos parabéns a sua mãe, Maria de Lourdes, que esta segunda-feira festeja 90 anos.

Eis a mensagem do popular apresentador:

“(…) A senhora minha mãe completa 90 anos! E não é que desde os seus 40 me habituei a ouvi-la dizer que ao ano seguinte não chegaria! É como se tivesse sido ontem, presente que tenho aquela convocatória para que nos sentássemos aos seus pés e a escutássemos. Sentia-se achacada e sem forças para continuar e por isso queria que soubéssemos que, se alguma coisa acontecesse com ela, teríamos de confiar e acreditar que a família paterna tomaria conta de nós. Recusei-me a ouvir, em lágrimas, por achar impensável viver sem o seu colo, o seu cheiro, a sua luz… para gozo do meu irmão, desprendido que era nos seus seis anos, que já se aprontava a fazer contas: ‘…como és tonto! Vendemos tudo isto e ainda ganhamos um bom dinheiro!’.

“Passou meio século, como dito assim parece tanto, e eis-me aqui com o mesmo medo de a não ter, logo eu que me soube escudar ao longo da vida contra tudo e todos, detestando quanto me cheire a lamecharia! Gosto muito de a sentir como matriz, de a saber ainda independente e com ginete, de lhe adivinhar manhas e risos. Gosto de lembrar quanto já vivemos juntos: os filmes que vimos, os livros que lemos… os desafios que vencemos. Gosto do quanto soube ser e de tudo o que lhe inventei para ainda ser maior.

“Parabéns, Mãe! Já sei que… Daqui a um ano veremos, mas uma coisa é certa: viverás sempre em mim!”.

Comentários