A 45.ª edição do Festival da Canção brindou este fim-de-semana os telespectadores da RTP com um grande espectáculo de música portuguesa, de que o grupo Flor-de-Lis se sagrou grande vencedor. Com surpresa e alegria, receberam o prémio, ansiando já pela chegada a Moscovo, a 12 de Maio, onde irão representar o País no Festival da Eurovisão.

A música "Todas as Ruas do Amor" reuniu o consenso do júri nacional, composto por representantes de todas as capitais de distrito, e ficou em segundo lugar na votação do público. Os Flor-de-Lis confessaram-se surpreendidos com este resultado. "Havia concorrentes de peso, com nome na música há muito tempo. Para nós, virmos já era uma experiência óptima!", disse Daniela Varela, vocalista do grupo. "Não estávamos, definitivamente, à espera de ganhar".

O grupo só tem 8 meses de existência e "nasceu da vontade de fazer música", como explicou Pedro Marques, compositor da música e percussionista do grupo. "O Festival da Canção, para nós, significa divulgação. Somos uns ilustres desconhecidos...", disse aos jornalistas, ainda estupefacto com o resultado.

O nome Flor-de-Lis surgiu numa conversa, no Largo do Carmo, em Lisboa. "Estávamos a falar das coisas bonitas que Lisboa tem. Da arquitectura, da luz, da calçada, e inevitavelmente das flores de Lisboa. Então pareceu-nos bem Flor-de-Lis", contou Pedro Marques.

Os Flor-de-Lis enquadram-se na corrente da World Music ("música do mundo"). O seu objectivo para Moscovo é claro: "Queremos divertir-nos, dar o nosso melhor e representar Portugal o melhor possível. Não interessa ganhar ou não, queremos é levar ao Festival da Eurovisão a alegria do País", disse Daniela Varela.

O segundo lugar na classificação final coube a Francisco Andrade, com o tema "Voar é Ver", e o terceiro a Nuno Norte, com "Lua sem Luar". Luciana Abreu não convenceu o júri

De visual renovado, Luciana Abreu interpretou "Juntos Vamos Conseguir (Yes, We Can)", uma música que pretende ser um hino à união entre os povos. Mas, ao contrário do que aconteceu na votação on-line, que visou qualificar os 12 finalistas e em que Lucy foi líder indiscutível, na grande final não conseguiu ficar entre os primeiros. Das 18 capitais de distrito e dos representantes dos arquipélagos, apenas Santarém deu a pontuação máxima, 12 pontos, à apresentadora do programa "Lucy". A cidade do Porto, de onde é oriunda, atribuiu-lhe apenas 1 ponto.

Já o público elegeu Luciana Abreu como a grande vencedora, com 28 por cento dos votos. E isso foi o mais importante para a apresentadora: "Eu vim aqui, fiz o meu melhor, tivemos a votação máxima do público. Como é que eu me iria sentir derrotada? Sinto-me vitoriosa por ter chegado aqui. Foram 395 músicas a concorrer!".