Filomena, mulher de Jorge Nuno Pinto da Costa, o patrão do FCPorto, não pára de surpreender. Num instantinho, virou-se toda para as artes e a cultura.

Desde Setembro que Filomena está à frente do programa "Porto de Honra", no Porto Canal. O convite para o programa semanal foi feito pelo director da estação, Bruno Carvalho. Todos os domingos podemos ver Filomena Pinto da Costa conversar sobre temas variados com figuras conhecidas do Porto, como pintores ou músicos, em locais emblemáticos da Cidade Invicta. O formato foi idealizado por Rui Terra que, além de ser amigo da primeira-dama azul e branca, trabalha com Filomena no Porto Canal.

Agora, a mulher do presidente do Futebol Clube do Porto deu mais um passo e acumula a apresentação daquele magazine cultural com o cargo de directora do Conselho Cultural da SAD portista: "O convite foi feito e a Filomena aceitou de bom grado", contou Rui Terra a SapoFama. Rui Terra. Muitas surpresas estão já a ser preparadas por Filomena, nomeadamente uma série de concertos.

O Conselho Cultural do FCP tem por função organizar eventos fora do âmbito desportivo para benefício da cidade e dos seus habitantes: "O clube tem a responsabilidade civil e social de promover acções culturais na cidade", diz Rui Terra. Este departamento da SAD estava a precisar de ser revitalizado, uma vez que ultimamente cingia a sua actuação ao essencial. É aqui que entra Filomena Pinto da Costa, em quem Álvaro Pinto, presidente do Conselho Cultural, deposita toda a confiança.

Joana de Sousa Costa (texto)