Milhares de carros atravessam diariamente as pontes Vasco da Gama, em Lisboa, e da Arrábida, no Porto. Mas, em breve, essas pontes vão ser exclusivo das bicicletas, ainda que só por algumas horas.

Pedalar por uma vida saudável. É esse o lema do Bike Tour, um evento que vai realizar-se em Lisboa, a 22 de Junho, e no Porto, a 20 de Julho, e que é aberto a toda a gente.

O acontecimento já vai na sua terceira edição e o sucesso tem sido tão grande que, para o ano, Madrid e São Paulo, no Brasil, vão importar o conceito português de pôr milhares de bicicletas a circular ao mesmo tempo nas suas principais artérias.

O Bike Tour 2008 foi ontem apresentado oficialmente em Lisboa. As bicicletas já estão a ser montadas numa fábrica exclusiva para receber os mais de 7.500 ciclistas que se esperam no evento. "Criámos a nossa própria linha de montagem e por causa do Bike Tour já temos uma grande cota do mercado das bicicletas", revelou o presidente do comité organizador, Diamantino Nunes.

Para além estimular um hábito saudável, o grande atractivo do Bike Tour é o que se recebe em troca dos 60 euros da inscrição - a bicicleta, bem como todo o equipamento de segurança, ficam na posse dos participantes.

O evento tem o apoio do Instituto da Droga e da Toxicodependência, que em vez de pregar o habitual "Não às drogas" encontrou uma solução mais original. "Passamos uma mensagem de vida saudável, que é bastante mais feliz do que aquela anti-drogas. O resultado é muito mais eficaz", afirmou João Goulão, presidente daquele instituto durante a cerimónia de apresentação.

Em anos anteriores, muitos famosos aceitaram o desafio do Bike Tour e suaram a camisola a passear de bicicleta. Reveja os melhores momentos da grande festa.