Na era das redes sociais, é comum diversas marcas abordarem celebridades para anunciarem os seus produtos. O processo é simples: uma marca paga a determinada celebridade para criar e publicar um conteúdo na sua página de Instagram. A questão é estes posts têm de estar devidamente identificados de forma a que o utilizador saiba que aquele se trata de um conteúdo patrocinado.

“Uma investigação do Truth in Advertising compilou mais de 100 posts publicados por celebridades no Instagram que violam as regras de patrocínios do Federal Communications Commission (FTC) porque não comunicam que são anúncios pagos”, refere a organização no seu site oficial. Um dos casos mais flagrantes é o da família Kardashian/Jenner cujos membros estão acusados de promoverem produtos de mais de 20 empresas de forma pouco transparente.

Um dado preocupante se tivermos em conta que só na rede social Instagram Kim, Kylie, Khloe, Kourtney e Kendall contam com mais de 316 milhões de seguidores. Dos casos analisados, Kylie  e Kim são os dois membros com posts problemáticos, respetivamente com 57 e 22. E isto para não falar de que por cada post patrocinado, o montante pago a cada membro da família pode ascender as centenas de milhares de euros.

Tendo em conta o seu poder de alcance e influencia nos consumidores, na semana passada a TINA.org enviou uma carta à família e às respetivas marcas expondo a situação e propondo o seguinte: caso não modifiquem os posts no espaço de uma semana, a empresa e a FTC vão avançar com um processo judicial.

“O clã Kardashian/Jennfer e as empresas que mantêm uma relação comercial consigo há muito que ignoram esta lei, e está na altura de serem responsabilizadas pelas suas ações”, referiu Bonnie Patten, diretor executivo da Truth in Advertising (TINA).

Apesar da família não se ter pronunciado sobre o assunto, a verdade é que a ameaça parece ter surtido efeito, com Kim Kardashian a identificar um post patrocinado pela marca Sugar Bear Hair com a hashtag #ad. O mesmo procedimento foi seguido também por Kylie e Khloe relativamente aos conteúdos publicados da marca em questão.

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