Afastada há largos meses dos palcos devido a um tumor na garganta, Eunice Muñoz, 86 anos, foi distinguida pela Academia Portuguesa de Cinema com o Prémio Carreira, num dos momentos mais emotivos da Gala dos Prémios Sophia, que decorreu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, precisamente no dia em que o veteraníssimo realizador Manoel de Oliveira se despediu deste mundo.

A entrega dos 21 Prémios Sophia atraiu uma autêntica parada de estrelas ao CCB, com nomes como Fernanda Serrano, Ricardo Pereira, Paulo Pires, João Reis, Jorge Corrula e Paula Lobo Antunes a brilharem na passadeira vermelha.

Lá dentro, no auditório, as estrelas foram os filmes “Os Gatos Não Têm Vertigens”, de António-Pedro Vasconcelos, e “Os Maias”, de João Botelho, que arrecadaram o maior número de estatuetas.

O filme “Os Gatos Não Têm Vertigens” conquistou nove dos 15 troféus para que estava nomeado, incluindo o de melhor filme, melhor realizador, melhor atriz (Maria do Céu Guerra) e melhor ator (João Jesus).

O filme “Os Maias” venceu em sete categorias, com destaque para os prémios de melhor atriz secundária (Maria João Pinho), melhor ator secundário (João Perry), montagem e direção artística.

Veja as fotos da Gala.