Dayana Mendoza, de 22 anos e Miss Venezuela, conquistou a coroa de Miss Universo, esta madrugada (hora portuguesa), na estância balnear de Nha Trang, no sul do Vietname, derrotando candidatas de 80 países.

A jovem venezuelana, de olhos verdes, cabelo castanho e 1, 77 m de altura, foi coroada perante 7.500 pessoas presentes no recinto e sob o olhar de 1.000 milhões de espectadores que seguiram a gala via TV, segundo a agência Reuters.

Na final, Dayana bateu as concorrentes da Colômbia (Tailana Vargas), da República Dominicana (Marianne Cruz Gonzalez), do México (Elisa Nájera) e da Rússia (Vera Krasova).

Emocionada até às lágrimas, a nova rainha de beleza, que um dia foi vítima de sequestro no seu país, recebeu das mãos da japonesa Riyo Mori, vencedora no ano passado, a coroa de ouro e diamantes avaliada em 75 mil euros.

Com este triunfo, a Venezuela obtém o quinto título de Miss Universo em 57 anos de concurso e doze anos depois da vitória de Alicia Machado em 1996.

A candidata de El Salvador, Rebeca Moreno, foi eleita Miss Simpatia e o prémio do azar foi para Miss Estados Unidos, Crystle Stewart, que caiu no palco durante o desfile em vestido de noite.