Em meados dos anos 70, Diana de Gales, ainda adolescente, tentou em vão arranjar um casamento entre a sua irmã mais velha, Sarah, e o príncipe Carlos, com o qual ela própria viria a contrair matrimónio em 1981.

Este pequeno segredo consta de uma de quatro cartas que Diana, então com 17 anos, escreveu à sua ama Mary Clarke e que agora foram leiloadas em Londres por 28.500 libras (cerca de 36 mil euros).

Na missiva que mais interesse despertou, Diana, que na altura tinha 17 anos, conta que o seu irmão Charles, a sua irmã Jane e ela própria fizeram inúmeras diligências para tentar arranjar um marido para Sarah. "Nestes últimos anos, Jane, Charles e eu tentámos casar Sarah com vários homens, mas falhámos em todas as direcções", escreve ela.

"Nós pensámos mesmo que o príncipe Carlos poderia estar na lista de interessados, mas nada aconteceu", acrescenta Diana.

Na mesma carta, arrematada por 15.700 euros, Diana de Gales, que viria a transformar-se num modelo de elegância depois do seu casamento com o príncipe Carlos, diz à velha ama que gosta de cantar a dançar, mas que se sente pouco dotada para isso: "A minha voz é horrível e ver-me dançar é como olhar para um elefante..."

Depois de um casamento de conto de fadas em 1981, Diana e Carlos divorciaram-se em 1996. Um ano depois, a princesa morreu num acidente de viação em Paris.