Críticos arrasam retrato oficial de Kate Middleton

Duquesa de Cambridge parece mais velha e muito diferente da sua imagem na vida real, mas ela considera o retrato “absolutamente brilhante”.

O retrato oficial da duquesa de Cambridge hoje revelado ao público foi considerado uma desilusão pela generalidade dos críticos de arte britânicos, mas Kate Middleton considerou-o “absolutamente brilhante”.

O trabalho de Paul Emsley, um polémico e consagrado artista que já retratou personalidades como Nelson Mandela, está a ser muito contestado por mostrar uma Kate “muito diferente” do que ela é na vida real.

“É um retrato medíocre”, comentou o crítico de arte do jornal “Sunday Times” Waldemar Januszczak. “Kate parece muito mais velha do que os seus 31 anos, os olhos não cintilam como ela o faz e há qualquer coisa de soturno no seu rosto”, acrescentou.

“Afortunadamente, a duquesa de Cambridge não se parece com nada disto na vida real – é um retrato falhado”, sublinhou outro crítico, Robin Simon, editor do British Art Journal.

O retratista, Paul Emsley, explicou que tentou capturar “o charme, a serenidade e a inteligência” da princesa, assim como “os seus olhos verdes cintilantes” – coisas que, pelos vistos, muitos não conseguem lobrigar na pintura.

Kate, que posou para o artista antes da sua gravidez, em maio e junho do ano passado, já fez saber que considera o retrato “absolutamente brilhante”, tal como seu marido, o príncipe William, que o qualificou de “belíssimo”.

Os príncipes fizeram estas declarações hoje de manhã, depois de terem ido à Galeria Nacional de Retratos, em Londres, ver o quadro em primeira mão.


Comentários