Ana Bola denuncia censura na RTP

Atriz teve entrevista cancelada no canal público por ter ido primeiro à TVI…

Convidada para ir ao programa da RTP “Agora Nós” falar sobre a sua peça-monólogo “Sem Filtro”, que ontem estreou no Teatro Municipal de São Luiz, em Lisboa, Ana Bola foi “desconvidada” à última hora por ter ido primeiro a um programa da concorrência – no caso o “Você na TV!”, da TVI.

Aqui fica o relato dos acontecimentos feito pela própria Ana Bola na sua página do Facebook:

“Vou contar uma história muito linda. A Cristina Ferreira e o Manuel Luís Goucha, incontestáveis e inabaláveis líderes dos programas das manhãs na TVI, tiveram a enorme gentileza e generosidade de me convidar para dar uma entrevista sobre o espetáculo que estreei ontem, e como se isso não bastasse, foram à estreia e fizeram uma maravilhosa reportagem que foi montada durante a noite, para hoje a transmitirem no programa. Chama-se a isto trabalho e brio profissional, sendo que não houve em troca uma única contrapartida.

“Acontece que há umas semanas tenho também marcada uma ida ao programa da manhã da Tânia Ribas de Oliveira e do José Pedro Vasconcelos, de quem sou amiga. Acabo de saber que a minha entrevista foi cancelada, apesar do apreço que a RTP tem por mim. A justificação foi ter sido dado demasiado destaque num programa da concorrência. Concorrência? Mas a RTP, Televisão de Serviço Público, está a concorrer com os canais privados? A RTP que todos nós pagamos e que não me pediu nenhum tipo de exclusividade (sempre trabalhei na RTP sem contrato, a recibos verdes), impede-me de ir divulgar uma peça que por acaso até estou a fazer num Teatro Municipal? Mas está tudo doido, ou sou eu que não estou a perceber?...”

Apesar da sua indignação, Ana Bola fez questão de deixar claro que a decisão de cancelamento da sua entrevista nada tem a ver com os apresentadores do programa “Agora Nós”, da RTP: “Ressalvo que nem a Tânia nem o José Pedro Vasconcelos têm rigorosamente nada a ver com isto. Mas alguém tem”.

No monólogo “Ana Bola Sem Filtro”, peça escrita e interpretada pela própria, a atriz faz uma bem-humorada sátira aos mais diversos programas de televisão dos três canais generalistas.

artigo do parceiro: Top Fama

Comentários