José Eduardo Agualusa viu mais uma vez o seu trabalho reconhecido: o escritor acaba de ser nomeado como candidato ao Prémio Independent de Ficção Estrangeira, atribuído pelo jornal inglês "The Independent".

A nomeação deve-se ao seu último romance, "As Mulheres do Meu Pai", editado em Junho pelas Publicações Dom Quixote, e que já vai na 7.ª edição. Recorde-se que o autor venceu o mesmo Prémio em 2007, com o livro "O Vendedor de Passados".

"As Mulheres do Meu Pai" integra a lista de 16 finalistas, entre as 126 obras que foram submetidas à apreciação do júri. Em Abril será anunciada uma lista de seis finalistas e a 14 de Maio será conhecido o grande vencedor.

O Prémio Independent visa distinguir uma obra de ficção que tenha sido traduzida e publicada em território britânico no decurso do ano anterior e tem um valor monetário de cerca de 11 mil euros, a dividir entre o autor e o tradutor. Daniel Hahn é desde há anos o responsável pelas traduções dos livros de José Eduardo Agualusa para a língua inglesa.  

Foto Jorge Simão