Como surgiu a ideia de criar uma Academia de Formação Profissional nesta área?

A abertura da Academia corresponde à concretização de um sonho antigo, à realização de uma vocação e à satisfação de uma necessidade.
Um sonho que se vinha avolumando ao longo de 30 anos de atividade profissional e que era o de transformar num legado a experiência acumulada e, assim, homenagear aquela que considero ser a mais bonita profissão do Mundo.
A vocação que acompanha cada passo da minha carreira de transmitir o que sei, o que aprendi e o que eu própria criei, porque gosto de ensinar e porque sinto que, para além do prazer que me dá, é uma responsabilidade que tenho para com a minha Arte.
A satisfação de uma necessidade de qualidade no serviço que se cruza com os valores do nosso Grupo: não nos satisfazemos, nem gostamos de satisfazer os nossos clientes, com menos do que a excelência. Nesse sentido pretendemos dotar os nossos colaboradores bem como todos os alunos externos que frequentem a nossa Academia com uma formação ao nível do melhor. Sabemos, por experiência própria, que não é tarefa fácil recrutar profissionais com as competências certas para abraçarem a missão de desempenharem a sua profissão ao nível que pretendemos. Essa constatação fez-nos detetar uma lacuna na oferta profissional e uma oportunidade de a preenchermos. Com a Academia levaremos a formação até 3 públicos distintos: os nossos próprios profissionais, os profissionais externos ao grupo que pretendam uma atualização ou complemento à sua formação e experiência e os jovens profissionais em início de carreira que beneficiarão de uma formação num ambiente académico e em contexto de trabalho, nos salões Lúcia Piloto, que os valorizará e aumentará de forma muito relevante a sua empregabilidade.

Quais os cursos a serem ministrados e por que equipa de docentes?

Na área dos Cursos Técnicos de Cabeleireiro existe uma variedade de temas que abrange todas as vertentes desta profissão. Desde os cursos base da actividade, aos cursos mais específicos em Secagem, Corte, Coloração, Forma, Penteados e Apanhados. Para cada tema existem vários níveis de aprendizagem e especialização em função dos diferentes graus de conhecimento dos formandos. No âmbito dos Cursos Comportamentais e de gestão existirão temas como: Motivação de Equipas, Coaching em Liderança e Gestão de Equipas, Consultoria de Imagem, Atendimento e Vendas e Gestão de Negócio.
O corpo docente da Academia será composto por formadores escolhidos entre os melhores e mais experientes profissionais do grupo Lúcia Piloto, por técnicos externos ao grupo nas disciplinas relacionadas com as competências comportamentais e de gestão e valorizado, ainda, com a integração da própria Lúcia Piloto que marcará presença nos cursos premium.

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Esta é uma nova área de negócios que a Lúcia criou em tempo e crise. Não é arriscado?

O que distingue quem tem a capacidade de empreender é não ser refém das circunstâncias do momento mas antes agente da mudança e antever a oportunidade. Quando falamos de uma Academia de formação profissional estamos a falar de uma estrutura empresarial que se dedicará a preparar pessoas, muitas delas jovens em início de carreira, com as ferramentas necessárias para se iniciarem e triunfarem no mercado de trabalho. Estamos a falar de, como já referi atrás, aumentar a empregabilidade de pessoas e se o estamos a fazer em tempo de crise, estaremos a dar o nosso contributo para que todos possamos sair dela. Essa é aliás outra característica que faz parte do nosso património: somos um grupo empresarial orgulhosamente português, criámos uma marca prestigiada que é referência de qualidade e de satisfação e estamos a dar também agora o nosso contributo para vencer a crise.

Mas como vislumbra o futuro do mercado da beleza & estética nestes tempos de austeridade?

Como podem calcular, num ambiente de crise generalizada este setor não escapará sem que a mesma se faça sentir. No entanto existem fatores que nos permitem antecipar que os impactos da crise poderão ser menores quando falamos de beleza e estética. Desde logo porque em tempo de ambiente depressivo os cuidados com a própria imagem estimulam a auto-estima. Quem não sabe o diferente que é olharmos a um espelho e gostarmos da
nossa imagem? Há 30 anos que transformamos os nossos clientes em pessoas que se sentem bem consigo próprias, em pessoas cuja beleza sabemos detetar e destacar. Aquilo que temos expetativa é que os nossos clientes continuem a preocupar-se com a sua imagem, recorrendo a serviços de beleza com qualidade, inovação e rigor, para que se sintam mais positivos e consigam elevar a sua auto-estima, num momento tão desmotivante como o que estamos a passar. E essa noção, de que há sempre espaço para serviços de excelência, tranquiliza-nos. Em momentos de crise os negócios surgem da oportunidade ou da exclusividade e todos os nossos clientes sabem, pela forma como os tratamos, o quão exclusivos são para nós.

E a nível de concorrência nacional?

A concorrência atua no mesmo palco que o nosso grupo e as regras são, necessariamente, iguais. Quem prestar um serviço de qualidade, quem estiver a par das novidades e das tendências mais atuais, quem tiver a capacidade de se auto-regenerar dando formação e atualização contínua aos seus profissionais, quem conseguir formar e recrutar os melhores profissionais do mercado terá a porta aberta para a estabilidade. E, até nesse particular ponto, a abertura da nossa Academia vem ajudar-nos não só a melhorar a nossa competitividade, mas também a aumentar a qualidade de serviço no mercado da beleza, ao aumentar as competências dos profissionais que formamos.

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A Lúcia tem já uma carreira provada no meio. Não equaciona a internacionalização do seu nome/ marca?

De momento queremos consolidar esta nova atividade e somente depois equacionar quais os caminhos que poderemos trilhar. Não descartamos a hipótese de uma eventual internacionalização, mas para que possamos crescer será necessário formar outros profissionais com os nossos ensinamentos tanto a nível dos serviços como a nível técnico, para que possamos garantir a cultura Lúcia Piloto.
Só daremos esse passo com a garantia de que conseguimos levar os princípios de qualidade e valores da marca ao mercado externo, para que em momento algum seja colocada em causa toda a imagem e credibilidade que temos vindo a construir ao longo dos anos.
Com a ALP torna-se viável a formação de mais profissionais com as competências que exigimos, possibilitando que mostrem internacionalmente que somos igualmente bons quer em Portugal quer no exterior, e que poderemos oferecer qualidade no serviço mesmo à distância.

A Lúcia Piloto é uma empresa familiar. Tem sido esse um dos segredos do seu sucesso?

Neste momento já não poderemos considerar o Grupo Lúcia Piloto uma empresa familiar, uma vez que se trata de uma Sociedade Anónima que possui um Conselho de Administração presidido pelo meu marido, Júlio Piloto, temos mais de 200 colaboradores, 7 salões de cabeleireiro, 1 SPA e 1 Academia de formação profissional.
Ainda que na sua génese tenha sido uma empresa de cariz familiar, esta evoluiu ao longo do tempo tornando-se numa organização com estrutura empresarial bem estruturada e consolidada, com Direcção Geral, Direcção Financeira, Direcção de Compras, Departamento de Stocks, Departamento de Recursos Humanos, Departamento de Marketing e Comunicação e Departamento de Formação.
Efetivamente o fato de as minhas filhas terem acompanhado o crescimento da empresa e desempenharem funções executivas em pontos estratégicos da estrutura, tem-se revelado fundamental no desenvolvimento e estruturação da empresa, consolidando-a e atualizando-a. O seu contributo tem sido crucial para o crescimento da empresa e para a diversificação do próprio negócio.
No entanto existem ainda outros factores fundamentais para o sucesso do negócio, que se relacionam com os valores da marca, que se pautam pela qualidade, rigor e a inovação, de modo a garantir aos nossos clientes um serviço de excelência.