Hoje em dia parece que a internet sempre fez parte de nós, e que algo tão simples como procurar e comprar um voo sempre foi fácil e rápido… Mas nem sempre foi assim tão simples. As pessoas que viajavam nos anos 80 e 90 de certeza que se lembram que viajar antes deste boom de viagens através da internet era muito diferente e bem mais complicado. Descubra connosco tudo o que era necessário fazer para se ir viajar antes da era digital das viagens:
1 - Marcação da viagem
Agora basta aceder a sites e blogs de viagens para lermos sobre os diferentes destinos ou alojamentos. Mas antes tudo era feito a partir de revistas e catálogos. Quem não se lembra de passar pelas diferentes agências de viagens a recolher catálogos e panfletos para folhear em casa e decidir assim qual seria o seu destino de férias?
2 - Promoções
Conseguir boas ofertas ou promoções era muito difícil e não algo tão banal como hoje em dia. Até para comprar um voo era complicado: tinha de se fazer comparação com preços de diferentes agências de viagens ou de companhias aéreas. E não havia facilitismos com os bilhetes: não havia bilhetes eletrónicos nem podíamos imprimir os mesmos no conforto da nossa casa. Pressupunha sempre uma deslocação à agência.
3 - Bagagem
Era certo que não havia tanta segurança e regras relativamente à bagagem, mas antes também havia muitas malas sem rodas, o que fazia com que uma viagem se tornasse quase uma ida constante ao ginásio.
4 - Preparação da viagem
Havia toda uma preparação por detrás: comprar máquinas fotográficas descartáveis ou rolos para a máquina, trocar dinheiro porque era algo que devia ser feito com antecedência, comprar mapas e guias de viagem pois não podíamos consultar um blog ou o google onde quer que estivéssemos para saber quais os locais a não perder. Ah e as fotos eram à risca: não havia a possibilidade se se tirarem muitas por isso era rezar que aquela tivesse ficado bem e depois gastar muito dinheiro para revelar.
5 - Comunicações
Antes também era mais complicado falar com alguém. Antes de existirem telemóveis só havia a opção de se comprar cartões telefónicos e ligar de uma cabine. Depois do telemóvel ser algo comum, este método da cabine também era muito utilizado pois as chamadas para o exterior eram muito caras. A facilidade de fazer um facetime ou um skype? Impossível na altura. Também era muito comum se enviarem postais, algo que neste momento está a ser recuperado pelas recordações que traz.
6 - Alimentação
Hoje em dia podemos consultar todos os restaurantes do mundo com as melhores cotações e saber sempre os sítios mais 'in' para comer, mas antes o truque era: perguntar à primeira pessoa local com ar afável onde havia um bom restaurante para comer.
Leia sobre:
Comentários