A pouca bagagem vai conferir-lhe mais agilidade, uma vez que consegue movimentar-se mais depressa e com pouco incómodo; utilizar transportes públicos, o que lhe permite economizar algum dinheiro e não arriscar excesso de bagagem no check-in! Confira aqui as nossas sugestões...

1 – As malas
A escolha de uma mala é extremamente importante! Já se imaginou a viajar com uma mala que mesmo vazia já pesa cerca de 4 a 5 kilos?! Opte por uma mala que seja leve. A nossa sugestão é optar por uma de tamanho P, talvez de policarbonato porque pesam cerca de 2kg e que tenham rodinhas.
Relativamente à bagagem de mão escolha uma que possa usar no dia a dia e adeque essa escolha ao destino de praia ou cidade. Aproveite para colocar na mesma aqueles itens que podem vir a ser precisos: escova de dentes, cuecas, tablet, livro, documentos, etc...
E as compras?! Claro que ninguém é de ferro e, por muito que não se faça tenções de gastar muito, há sempre aquelas lembranças que se querem trazer. Leve na mala de mão um género de sacola (de lona ou assim...) para que depois possa trazer os seus recuerdos.

2 – Separar a roupa
Coloque o que tenciona levar em cima da cama para ter uma visão geral. Depois, experimente e escolha as peças mais versáteis e que pode usar com uns jeans, calções e saias. O segredo está em escolher peças que combinem entre si em vez de looks completos. Deverá colocar de lado cerca de ½ a 1/3 da roupa que escolheu de início! O mesmo acontece com os sapatos e o ideal é escolher os outfits de acordo com os mesmos!
Evite levar consigo roupas muito volumosas e, quando for para arrumar dentro da mala, faça rolos. Além de ocupar menos espaço, a roupa não irá ganhar tantos vincos. E, nos pequenos espaços vazios já sabe... coloque as meias, cuecas, bikinis, etc...

3 – Nécessaire
Aqui o truque é evitar levar as embalagens que usa em casa. Hoje em dia já há em farmácias, lojas de cosmética, entre outras, que vendem embalagens travel size. Estas irão poupar-lhe imenso espaço! Ou então, pode sempre comprar localmente! Champoo e amaciador há em quase toda a parte do mundo! Caso viaje com a sua cara metade, só têm de dividir os itens pelas malas.
Outra das coisas a evitar é o excesso de artigos de maquilhagem! Metade das coisas que se levam acabam por não ser utilizadas por isso, é eleger os produtos que usa diariamente.

4 – Meteorologia
Aqui está algo que é muitas vezes descurado! Não coloque à toa a roupa que leva dentro da mala porque só lhe vai ocupar mais espaço! Informe-se acerca do tempo, até para não sofrer dissabores, para assim planear melhor o vestuário e calçado sendo que, um agasalho será sempre indispensável!

5 – Lavandarias
Eis outra solução! Confirme se no alojamento onde vai ficar tem este serviço. É prático, sai em conta e permite-lhe utilizar as peças de roupa as vezes que pretender. Assim não tem de levar roupa extra na mala!