Já domina o acordo ortográfico?

Amado por uns e odiado por outros desde que começou a ser negociado, tem alimentado discussões e polémicas. A sua aprovação obriga a uma nova forma de escrever. Já se habituou?

Elogiado por uns (poucos) e criticado por outros (muitos), o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 é um tratado internacional firmado nesse mesmo ano com o objetivo de criar uma ortografia unificada para o português, a ser usada por todos os países de língua oficial portuguesa. Foi assinado por representantes oficiais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe em Lisboa a 16 de dezembro de 1990.

Depois de recuperar a independência, Timor-Leste aderiu ao acordo em 2004. Em junho de 2015, um mês depois da obrigatoriedade da utilização das novas regras, foi lançada uma petição pública para referendar o documento, algo que não viria a suceder. A nova grafia é usada desde 1 de janeiro de 2012 nos documentos estatais, em todos os serviços, organismos e entidades na tutela do Governo e no Diário da República. Está a par das mudanças? Faça o teste!

Embora tenha sido elaborado e revisto por especialistas em língua portuguesa, este teste tem um caráter meramente lúdico.

artigo do parceiro:

Comentários