Os quatro eventos vão realizar-se em Alcoutim, entre 15 e 17 de março, no Ameixial (concelho de Loulé), de 26 a 28 de abril, em Barão de São João (Lagos) entre 1 e 3 de novembro, e em Monchique, de 29 de novembro a 1 de dezembro.

A marca “Algarve Walking Season, Uma Região para Caminhar Todo o Ano”, gerida pela QRER - Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade foi criada em 2017 para promover três dos festivais que se realizavam na altura.

No total, entre os quatro festivais programados, estão previstas mais de 200 atividades, entre caminhadas, workshops e muitas outras ações, estimando-se a participação de “mais de 3.000 pessoas”, avançou João Ministro, responsável pelo projeto na cooperativa QRER

O Caminheiros – Festival de Caminhadas de Alcoutim, cuja primeira edição remonta a 2014, realiza-se de 15 a 17 de março, com um programa de 12 caminhadas subordinadas aos temas do contrabando e das experiências na fronteira.

O mais antigo destes eventos é o Festival de Caminhadas de Ameixial, no concelho de Loulé, realizado pela primeira vez em 2013 e que este ano decorre de 26 a 28 de abril, com mais de 30 caminhadas numa programação diversificada.

A sétima edição do Walk & Art Fest - Festival de Caminhadas de Barão de São João, que junta uma forte comunidade multicultural e artística residente naquela aldeia do concelho de Lagos, está agendada para 1 a 3 de novembro.

O “Algarve Walking Season” encerrará, entre 29 de novembro e 1 de dezembro, com o Festival de Caminhadas de Monchique, em que a água é a principal temática.